museu2Aqui você poderá saber um pouco mais da história do Brasil, por meio de peças e documentos que remontam à época da chegada da família real portuguesa ao nosso país. É o resgate de mais de duzentos anos de história, relembrando fatos e personagens importantes da Justiça Militar, e consolidando a formação da identidade cultural e histórica brasileira. A Justiça Militar da União, consciente do seu papel na formação de nossa identidade, tem o prazer de convidá-lo a conhecer o seu acervo. Venha conhecer uma parte da sua história! Nós o esperamos.

O Museu da Justiça Militar da União, criado pela Resolução nº 42, de 10 de maio de 1992, na gestão do Ministro Gen. Ex. Haroldo Erichsen da Fonseca, localiza-se no prédio do STM. Quando da sua instalação, já na presidência do Min. Ten.-Brig.-do-Ar Cherubim Rosa Filho, este, pensando em dar-lhe um lugar de destaque e prevendo melhor integração com itens que representam a história da Justiça Militar, escolheu o espaço no 2º andar, em frente ao Plenário, ambiente anteriormente destinado ao Salão Nobre. Ali, os convidados ilustres eram recebidos pelo Presidente e Ministros, enquanto aguardavam o início das solenidades e, ao término das mesmas, eram recepcionados. Inaugurado em 11 de dezembro de 1995, na gestão do Ministro Alte Esq. Luiz Leal Ferreira. Tem como objetivo promover a coleta, o registro, a catalogação, a classificação, a pesquisa, a conservação e a divulgação do acervo de valor cultural e/ou histórico que se relacionem com a Justiça Militar.

São mais de duzentos anos de história, reunidos através de valiosos fragmentos preservados, apesar das inevitáveis perdas decorrentes das mais diversas razões.

Endereço

Setor de Autarquia Sul - Quadra 1
Edifício-Sede do STM
70098-900 - Brasília-DF

Horário

13h às 18:30 horas.

Visitas Guiadas

O Museu é aberto a visitação para o público em geral. E oferece aos estudantes Universitários visita monitorada a grupos organizados mediante agendamento. As visitas orientadas ao público previamente agrupado caracterizam-se por oferecer uma acolhida personalizada aos visitantes.

Agendamento

Dias: terça, quarta e sexta-feira, das 14h às 18 horas.

Contatos

(0xx61) 3313-9223
(0xx61) 3224-1299 (fax)
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acervo do Museu

O acervo é constituído de telas a óleo de pintores de renome como Rodolfo Amoedo, Auguste Petit, Solon Botelho, Ulrich Steffen e outros, retratando os Chefes de Estado do período imperial, além dos patronos das armas militares e dos advogados. Constitui-se, ainda, da Galeria de retratos dos ministros, de estátuas representando a Justiça, vestuários, condecorações, louças, mobiliário, relógios, objetos de decoração, placas comemorativas e de localização etc.

A Justiça Militar da União, consciente do seu papel na formação de nossa identidade, tem o prazer de convidá-lo a conhecer o seu acervo. Nas galerias abaixo você poderá conhecer uma parte da sua história! Nós o esperamos.