Ministro Ten Brig Ar Francisco Joseli Parente Camelo

 

336-carlos augusto

         

 

 

DADOS BIOGRÁFICOS

Nascimento - 25 de abril de 1953, Fortaleza - CE.

Filiação - Antonio Camelo de Araújo e Joselita Maria Parente de Araújo

Casado com Maria Cleonice Soares Camelo, com quem teve quatro filhos: Alexsandra Soares Camelo Braga, Caroline Soares Camelo, Raquel Soares Camelo Guimarães e Marcelo Soares Camelo.

 

Formação e atividades principais: 

Praça de 01 de março de 1969. Declarado Aspirante-a-Oficial em 10 de dezembro de 1975. Promovido a 2° Tenente em 31 de agosto de 1976; a 1° Tenente em 31 de agosto de 1978; a Capitão em 31 de agosto de 1981; a Major em 31 de agosto de 1985; a Tenente-Coronel em 30 de abril de 1992; a Coronel em 31 de agosto de 1997; a Brigadeiro do Ar em 31 de março de 2004; a Major Brigadeiro do Ar em 31 de março de 2007; e a Tenente Brigadeiro do Ar em 31 de março de 2012.

 

Principais cursos militares:

Curso Preparatório de Cadetes do Ar (EPCAR);  Curso de Formação de Oficiais Aviadores (AFA); Curso de Tática Aérea (CATRE); Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (EAOAR); Curso de Estado-Maior e Curso Superior de Comando (ECEMAR); e Curso de Política e Estratégia Aeroespaciais (ECEMAR).

 

Cursos Operacionais: 

Curso de Líder de Esquadrilha de Ataque; Curso de Líder de Grupo de Transporte Aéreo; e Curso de Grupo de Transporte de Tropa. Possui mais de 5.000 horas de voo.

 

Principais cargos exercidos: 

Presidente da Sociedade dos Cadetes da Aeronáutica, em Pirassununga - SP; Instrutor de Voo e Chefe de Pessoal do 1º/5º Grupo de Aviação, em Natal - RN; Instrutor de Voo e Comandante de Esquadrilha do 2º/5º Grupo de Aviação, em Natal - RN; Chefe da Seção de Instrução do 6º Esquadrão de Transporte Aéreo, em  Brasília - DF; Ajudante de Ordens do Comandante do VII COMAR, em Manaus - AM; Assistente do Comandante do Comando de Defesa Aérea, em Brasília - DF; Oficial do Centro de Comunicação Social do Ministério da Aeronáutica, em Brasília - DF; Assistente do Comandante do IV COMAR, em São Paulo - SP; Chefe do Serviço de Comunicação Social do IV COMAR, em São Paulo - SP; Comandante do 4° Esquadrão de Transporte Aéreo, em São Paulo - SP; Chefe da Seção de Controle e Cadastro da Secretaria da Comissão de Promoção de Oficiais, em Brasília - DF; Chefe da Seção de Quadros de Acesso da Secretaria da Comissão de Promoção de Oficiais, em Brasília - DF; Vice-Chefe da Secretaria da Comissão de Promoção de Oficiais, em Brasília - DF; Assessor de Defesa da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, em Brasília - DF; Coordenador Substituto da Secretaria Geral do Conselho de Defesa Nacional, em Brasília - DF; Comandante da Base Aérea de Salvador na Bahia; Adido de Defesa e Aeronáutico junto a Embaixada do Brasil na Argentina; Assessor-Chefe para Assuntos de Aeronáutica na Subchefia Militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília - DF; e Secretário de Coordenação e Assessoramento Militar do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em Brasília - DF.

 

Condecorações Nacionais: 

Ordem do Mérito da Defesa - Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico - Grau Grã-Cruz; Ordem do Mérito Naval - Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Militar - Grau Grande Oficial; Ordem de Rio Branco - Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Judiciário Militar - Grau Grã-Cruz; Ordem do Mérito Ministério Público Militar – Grau Alta Distinção; Ordem do Mérito do Estado da Bahia - Grau Grande Oficial; Ordem do Mérito Judiciário Militar - Grau Grã-Cruz, outorgada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal; Medalha da Vitória; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha Mérito Santos-Dumont; Medalha Mérito Tamandaré; Medalha do Pacificador; Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura; Medalha Santos-Dumont - Grau Ouro, outorgada pelo Governo do Estado de Minas Gerais; Medalha “Avante Bombeiro”, outorgada pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro; Medalha Câmara 450 Anos, outorgada pela Câmara Municipal de Salvador; 450 Anos da Cidade de Salvador; e Medalha 200 anos da Associação Comercial da Bahia. 

 

Títulos:

Título de Cidadão Baiano, concedido pela Assembleia Legislativa da Bahia; e Amigo Emérito do Exército Brasileiro.

 

Condecorações Estrangeiras: 

Ordem Real da Noruega - Grau Grande Oficial; Ordem da Legião de Honra da França; Ordem do Mérito Nacional da França; e Medalha Piloto “Honoris Causa” da Força Aérea Argentina.

 

Atividades no STM: 

Nomeado ministro do Superior Tribunal Militar por decreto de 29 de abril de 2015, tomou posse em 07 de maio de 2015; Integrante do Grupo de Trabalho para o desenvolvimento de estudos visando o aperfeiçoamento da Justiça Militar nos âmbitos federal e estadual.

 

Discursos proferidos: 

Posse em 07 de maio de 2015.

 

Participação como representante do STM: 

Em 2015, participou da Solenidade de Passagem de Direção do Hospital de Força Aérea de Brasília, em Brasília – DF; Palestra no Estágio de Comando da Força Aérea Brasileira, proferida no Centro de Instrução Especializada da Aeronáutica.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR. Diretoria de Documentação e Gestão do Conhecimento (Org.). Coletânea de Informações: Francisco Joseli Parente Camelo. Brasília: DIDOC, Museu, 2015.

Mais nesta categoria