Ministro Gen Ex Antonio Joaquim Soares Moreira

292-moreira

 

 

 

DADOS BIOGRÁFICOS

Nascimento – Em 04 de março de 1928, Itu - SP.

Filiação – Joaquim Fernandes Moreira e Antonina de Carvalho Soares.

Foi casado com Myriam Levy Cardoso Moreira, com quem teve três filhos.

Formação e atividades principais:
Ingressou no Exército em 1945, como aluno do 3º ano da Escola Preparatória de Cadetes de São Paulo. Cursou a Academia Militar das Agulhas Negras, onde foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 1948. Além do curso de formação possui ainda os cursos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea.
Ao longo de sua vida militar exerceu, entre outras, as funções de Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército; Comandante da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea; Oficial de Gabinete do Chefe do Serviço Nacional de Informações e Adido das Forças Armadas junto à Embaixada do Brasil em Teerã/Irã. Como Oficial-General foi Diretor da Escola Nacional de Informações, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada e a 1ª Região Militar, foi Diretor de Motomecanização e Vice-Chefe do Departamento de Material Bélico. Sua derradeira comissão na Força Terrestre foi a Chefia do Estado-Maior do Exército. Em decorrência deste último cargo integrou o Alto Comando do Exército, foi membro do Conselho de Chefes de Estado-Maior das Forças Armadas, presidiu a Comissão de Promoção de Oficiais do Exército, chefiou a Delegação Brasileira à XIX Conferência de Exércitos Americanos (WASHINGTON/EUA - 1991), e efetuou visitas de intercâmbio militar à França e Portugal.

Condecorações - Medalhas do Pacificador; Mérito Tamandaré; Mérito Santos Dumont - Prata; Ordem do Mérito Aeronáutico - Grande Oficial; Ordem do Mérito Naval - Grande Oficial; Ordem do Mérito das Forças Armadas - Grã-Cruz; Ordem do Rio Branco - Comendador; Ordem do Mérito Judiciário Militar - Grã-Cruz; Medalha Militar de Platina; Ordem do Mérito Militar - Grã-Cruz; Ordem do Mérito Policial Militar - PMRJ - Grande Oficial; Ordem do Mérito do Engenheiro Militar - Oficial; Ordem Nacional do Mérito do Paraguai - Comendador; Mérito Militar de Portugal - Grã-Cruz; Ordem Nacional do Mérito da França - Comendador e Legião do Mérito dos Estados Unidos da América do Norte - Comandante.

Atividades no STM - Nomeado Ministro do Superior Tribunal Militar, por decreto de 10 de fevereiro de 1993, publicado no Diário Oficial do dia 11 subseqüente; tomou posse em 04 de março do mesmo ano. Eleito presidente para o biênio 1997/1999, tendo sido empossado em 19 de março de 1997.

Comissões - Elaboração do futuro Código de Processo Penal Militar; Supervisão da Estruturação do Plano Diretor de Informática do STM; Regimento Interno; Normas e Cerimonial Interno; Estudo para a Reestruturação Organizacional do STM.

Participação como representante do STM - Reunião da Coordenadoria Nacional da Associação dos Magistrados Brasileiros, realizada em Belo Horizonte - MG; Reinauguração das instalações das Auditorias da 2ª Circunscrição Judiciária Militar, em São Paulo - SP.

Palestras e Congressos - Proferiu aula inaugural no XX Ciclo de Estudos sobre Direito Penal Militar, Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro – RJ; participou do XV Congresso Brasileiro de Magistrados, na cidade de Recife - PE.

Aposentou-se, a partir de 05 de março de 1998, conforme decreto de 05, publicado no Diário Oficial, Seção 02, de 06, tudo do mesmo mês e ano.

Faleceu no dia 19 de fevereiro de 2017, na cidade do Rio de Janeiro - RJ


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR. Diretoria de Documentação e Divulgação (Org.). Coletânea de Informações: Antonio Joaquim Soares Moreira. Brasília: DIDOC, Museu, 2007.

Última modificação em Terça, 21 Fevereiro 2017 15:16
Mais nesta categoria