Visite o STM

 
 

Apresentação

O Superior Tribunal Militar está aberto ao público, venha fazer uma visita e conhecer um pouco mais da história do Brasil. O museu do STM reúne peças e documentos que remontam à época da chegada da família real portuguesa ao nosso país. É o resgate de mais de duzentos anos de história, relembrando fatos e personagens importantes da Justiça Militar, e consolidando a formação da identidade cultural e histórica brasileira.

Aos estudantes universitários, o Museu organiza visitas guiadas em que os alunos são recebidos pelo ministro aposentado da Corte, Cherubim Rosa Filho, que apresenta a história da Justiça mais antiga do país. Em seguida, os participantes assistem à sessão plenária em que os ministros julgam casos de militares ou civis que tenham ferido o Código Penal Militar. A visita termina no Museu que conta com diversos artefatos históricos.

Acervo

O acervo é constituído de telas a óleo de pintores de renome como Rodolfo Amoedo, Auguste Petit, Solon Botelho, Ulrich Steffen e outros, retratando os Chefes de Estado do período imperial, além dos patronos das armas militares e o dos advogados. Constitui-se, ainda, da Galeria de retratos dos ministros, de estátuas representando a Justiça, vestuário, condecorações, louças, mobiliário, relógios, objetos de decoração, placas comemorativas e de localização, etc.

Acesse aqui o museu online.

Agende a sua visita

As visitas ao STM ocorrem terças e quintas (quando não há cerimônias na Corte). Elas têm duração de cerca de duas horas, com início programado para 14h. O roteiro inclui uma palestra sobre a história e funcionamento da Justiça Militar da União, a exibição de video institucional e visitas ao Museu e ao Plenário. 

Contato

Assessoria de Cerimonial da Presidência do STM
Telefone: (61) 3313-9125 e 3313-9485
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Horário de funcionamento do STM: de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Como chegar?

Mais nesta categoria