A Justiça Militar da União é a mais antiga do país, chegou ao Brasil junto com a Família Real, em 1808; isso perpassa toda a histografia pátria até alcançar os dias atuais.
Programa Memória do Mundo - Mow
O STM em candidatura no Programa Memória do Mundo, criado pela UNESCO, ganhou o selo de registro no MOW de sua Coleção Tribunal de Segurança Nacional: atuação do Supremo Tribunal Militar como instância revisional - 1936-1955.
O catálogo está a disposição de pesquisadores e cidadãos para pesquisa e acesso a documentação que obteve o referido selo da UNESCO. Clique aqui
Catálogo da Coleção Tribunal de Segurança Nacional: atuação do Supremo Tribunal Militar como instância revisional - 1936-1955: Anexo D
Amostra de documentos: Coleção Tribunal de Segurança Nacional: atuação do Supremo Tribunal Militar como instância revisional - 1936-1955: Anexo E Clique aqui
Vozes da Defesa
Exposição das defesas dos advogados que no fragor deste foro criminal escreveram, nos autos, da Justiça Militar da União, a História do Brasil e contribuíram para a grandeza desta Justiça Militar.
A atuação da defesa na história da Justiça Militar da União: processo nº 1 do Tribunal de Segurança Nacional.
A atuação da defesa na história da Justiça Militar da União: processos julgados entre 1925 e 1968
JMU na História
Apresenta à sociedade brasileira a riqueza da documentação; histórica do STM, e abre ao público a perspectiva de um novo olhar sobre a história do País (Arquimedes-JMU). Clique aqui.
Museu da JMU
Aqui você poderá saber um pouco mais da história do Brasil, por meio de peças e documentos que remontam à época da chegada da família real portuguesa ao nosso país. É o resgate de mais de duzentos anos de história, relembrando fatos e personagens importantes da Justiça Militar, e consolidando a formação da identidade cultural e histórica brasileira. Clique aqui.
Exposição Atuação de Lusitanos na Justiça Militar Brasileira
Apresentou peças do acervo documental histórico do Superior Tribunal Militar do período imperial que documentaram a evolução da Justiça Militar a partir dos representantes portugueses.
Os representantes do acervo descritos mostraram que a Justiça Militar da União nasceu nos moldes da Justiça Militar praticada em Portugal. Clique aqui.
Exposição do Ernesto Geisel
O Museu da Justiça Militar da União recebeu por doação parte do acervo pessoal do General de Exército, ex-Ministro do Superior Tribunal Militar (STM) e ex-Presidente da República. Fotografias históricas e objetos de uso pessoal compuseram a Exposição, aberta ao público. A cerimônia de abertura ocorreu no dia 14/3/2017 e contou com a presença da filha do ex-Presidente, Amália Lucy Geisel.
A exposição permanente está aberta para visitação no Museu do STM. Clique aqui.