Brasília, 2 de junho de 2010 – Nesta terça-feira (1º), o STM recebeu a visita de adidos militares de diversas Embaixadas. Na ocasião, acompanharam a sessão de julgamento, conheceram o Museu e assistiram a uma palestra sobre a história e o funcionamento da Justiça Militar da União, proferida pelo ministro Cherubim Rosa Filho.

No Plenário, os adidos foram saudados pelo presidente do STM, ministro Carlos Alberto Marques Soares, que falou sobre as peculiaridades da Justiça Militar no Brasil e apresentou cada ministro. “No Brasil, estamos vinculados ao Poder Judiciário e por isso somos uma Corte totalmente independente dos demais Poderes da República”, afirmou o presidente.

“A visita ao Tribunal tem sido uma prática habitual e reforça as relações de cooperação entre o Brasil e as nações amigas”, avalia o presidente da Associação de Adidos Militares, General de Brigada Rafael Catumbila, que é adido de defesa de Angola. “Tenho a percepção de que a Justiça Militar brasileira vai num bom caminho, até porque os membros que compõem o Superior Tribunal Militar são generais que trazem consigo uma experiência muito rica.”

O adido militar é um membro das forças armadas que serve em uma embaixada como representante do sistema de defesa de seu país. Desempenha funções como o assessoramento do embaixador e do pessoal diplomático na área militar e de segurança e a defesa dos interesses de seu país. De acordo com a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas, de 1961, o Adido para a Defesa (AD) é considerado membro da missão diplomática e goza de total imunidade.


Notícias
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar
    RODOLFO ROSA TELLES MENEZES

    Juíza Federal Substituta da Justiça Militar
    DENISE DE MELO MOREIRA

    Horário de funcionamento
    2ª a 5ª das 12h às 19h e 6ª das 8h às 15h

     

    Endereço
    Av. Borges de Melo, 1711 - Bairro Parreão
    60410-335 - Fortaleza - CE

    Telefone
    (85) 3392-7474