Acadêmicos das turmas do curso de Direito do Centro Universitário Fametro, supervisionados pelo professor e advogado Dario Amauri Lopes de Almeida, realizaram visitas à Auditoria da 12ª CJM ( AM) nos dias 4 e 11 de março.
Nas duas ocasiões, a juíza federal substituta Denise de Melo Moreira, no exercício da titularidade, abordou os aspectos históricos, constitucionais, a competência e as inovações legislativas que ampliaram a competência da Justiça Militar da União (JMU), bem como a Lei Orgânica da JMU.
Os estudantes puderam acompanhar audiências, além de receberem informações sobre o Ministério Público Militar (MPM) da promotora de Justiça Militar que atuou na sessão, Karollyne Dias Gondim Neo, e sobre a Defensoria Pública da União (DPU), por parte do defensor público federal João Thomas Luchsinger.
Iniciativas como essa ajudam a propagar o conhecimento sobre a justiça mais antiga do Brasil, despertar o interesse e auxiliar na capacitação de futuros integrantes da JMU.
Apesar de não compor a grade acadêmica dos cursos de Direito de muitas faculdades e universidades do Brasil, a JMU tem despertado interesse de estudantes. É o que mostram os números de comitivas e universidades que têm visitado o Superior Tribunal Militar (STM) e as Auditorias Militares espalhadas nas várias regiões do país.