Segundo dados apresentados pelo Tenente-Brigadeiro-do-Ar e ministro do Superior Tribunal Militar, William de Oliveira Barros, a média de acidentes aéreos a cada um milhão de decolagens no Brasil está abaixo da média mundial: 1.9% contra 3.2% no resto do mundo.
Ministro do STM abre "O Papel do Poder Judiciário na Segurança de Voo" com prevenção de acidentes
Ministro William durante palestra
Com mais de 7 mil horas de voo no currículo, o ministro do Superior Tribunal Militar, William Barros, fez a palestra de abertura da segunda edição do curso "O Papel do Poder Judiciário da Segurança de Voo" que acontece em Brasília até o dia 16 de agosto.

O ministro apresentou marcos legais para a normatização do uso do espaço aéreo como a Convenção da Aviação Civil Internacional, assinada em Chicago, em 1944, e aprovada no ano seguinte pelo Brasil.

O ministro focou a palestra na prevenção de acidentes aéreos. Para contextualizar, ele apresentou algumas estatísticas que provam a complexidade da malha aérea brasileira. Segundo os dados coletados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), o Brasil tem a segunda maior frota da aviação geral do mundo e o estado de São Paulo concentra a maior frota de helicópteros do mundo, ultrapassando Nova Iorque nos Estados Unidos.

Mesmo com essa complexidade no controle de um espaço aéreo como o do Brasil, o ministro William divulgou que a média de acidentes aéreos a cada um milhão de decolagens no Brasil está abaixo da média mundial: 1.9% contra 3.2% no resto do mundo.

Segundo o palestrante, este fato está intimamente ligado à excelência no sistema de prevenção de acidentes aéreos do país. De acordo com o ministro, o método investigativo do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer) baseia-se no compromisso de uso exclusivo das informações apuradas em investigações das causas de acidentes aéreos para fins de prevenção e análise dos fatores humanos e materiais.

Em breve, a íntegra da palestra do ministro William Barros estará disponível no canal do Superior Tribunal Militar no Youtube.


Notícias
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar
    ALCIDES ALCARAZ GOMES

    Juíza Federal Substituta da Justiça Militar
    NATASCHA MALDONADO SEVERO

    Horário de funcionamento
    2ª a 5ª - 9h às 18h e 6ª - 8h às 17h


    Endereço
    Rua General Portinho, 426 - Centro
    90010-360 - Porto Alegre - RS

    Telefones
    (51) 3224-1235, (51) 3226-6314, Telefax: (51) 3226-8299