A ENAJUM promoverá Webinário com o tema “A Lei Anticrime e a Justiça Militar” e Meetup.

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), com a Coordenação Científica do Juiz Federal da Justiça Militar Dr. Alexandre Augusto Quintas, realizará de 22 a 24 de setembro de 2020 o Webinário “A Lei Anticrime e a Justiça Militar”, das 19h às 20h30, com exceção do dia 24 de setembro (quinta-feira) que será pela manhã, das 9h às 11h. 

O Webinário é voltado exclusivamente para Magistrados Federais da Justiça Militar, Magistrados Federais e Estaduais de outras justiças, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, sendo concedida certificação.

O diretor da Escola, Min Ten Brig Ar Francisco Joseli Parente Camelo, ressaltou que apesar do momento delicado que vivemos, a ENAJUM buscou uma alternativa para a contínua capacitação dos magistrados. “É o primeiro Webinário da ENAJUM, sendo um Projeto de vanguarda, que certamente oferecerá aos participantes uma reflexão relevante sobre a lei que modificou diversos ordenamentos jurídicos".

Após essa Atividade, no dia 25 de setembro, será realizado o Meetup de a Justiça Militar da União - JMU, somente para os Magistrados Federais da JMU, com o propósito de abordar temas específicos e relevantes à Justiça Especializada.

As atividades formativas ocorrerão pela plataforma de streaming Zoom, e o convite para participação, bem como o link de acesso à transmissão serão enviados diretamente aos participantes.

           Para participar, leia as orientações gerais para a Atividade Formativa e confirme sua inscrição até o dia 16/09/20 pelo link disponibilizado no convite.

  

Confira a Programação do Webinário

 

Orientações Gerais

 

Certificação

 

cfima

A Escola Nacional de Formação de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM) promove, nesta terça-feira (17/9), o Curso de Formação Inicial para duas Juízes Federais Substitutas recém-empossadas na Justiça Militar da União, Dra. Denise de Melo Moreira e Dra. Patrícia Silva Gadelha.

O Curso de Formação Inicial para Magistrados da Justiça Militar da União (CFIMA) é de caráter compulsório e dirigido ao juiz federal substituto logo após a posse.

A formação inicial abrange temáticas que visam facilitar a inserção do novo magistrado no contexto da atividade judicial em consonância com a realidade local. As atividades formativas têm cunho teórico-prático e buscam a conscientização do juiz federal em relação ao seu ofício, o seu papel no Poder Judiciário e na sociedade.

No período de formação inicial, a ENAJUM disponibilizará espaços para que o magistrado tenha a oportunidade de refletir sobre sua prática e situações enfrentadas, além de proporcionar intercâmbio de experiências que propicie a busca de soluções para problemas comuns.

O objetivo do CFIMA é desenvolver as competências profissionais gerais e específicas, integrando os conhecimentos jurídicos adquiridos na formação acadêmica com as competências profissionais necessárias para o início do exercício da magistratura federal na Justiça Militar da União (JMU).

Para tanto, a ENAJUM desenvolverá as atividades formativas com suporte profissional de pedagogos, além de contar com a participação dos servidores responsáveis pelas unidades administrativas do Superior Tribunal Militar e de magistrados da JMU, que atuarão como formadores/palestrantes de seus pares.

O Curso termina na sexta-feira (25/10). Os temas abordados incluem Gestão de Pessoas, Impacto Econômico e Social das Decisões Judiciais, Ética e Humanismo, Políticas Raciais, O Juiz, a Sociedade e os Direitos Humanos, O Juiz e as Relações Interpessoais Interinstitucionais e a companhamento de rotinas no Superior Tribunal Militar e na Auditoria da 11ª CJM.

O Curso de Formação Inicial representa a primeira etapa de treinamento das magistradas, prevista para o mínimo de 200 horas/aula.

banner-cejum-1

 

O evento foi realizado em Brasília, no Auditório do Superior Tribunal Militar, no período de 1 a 5 de setembro de 2014. Leia mais informações aqui...

01/09/2014

Controle Compartilhado da Administração da Justiça
pdf  

Direito e Processo Administrativo sob o enfoque Constitucional
pdf  

 

02/09/2014

Curso de Direito Disciplinar - CEJUM
pdf  

As Demandas Militares na Justiça Federal
pdf  

A Função Probatória da Defesa Temática Disciplinar
pdf  

 

03/09/2014

Lei nº 9.784 e os processos administrativos do Comando da Aeronáutica
pdf  

Processo Administrativo Disciplinar
pdf  

 

04/09/2014

Incidentes Processuais e Nulidades Disciplinares
pdf  

O Processo Administrativo no Âmbito da Administração Pública Federal - Lei nº 9784/99
pdf  

 

05/09/2014

Improbidade Administrativa - Impacto das Decisões do TCU no Poder Judiciário e na Administração Pública
pdf  

Implicações da Lei Anticorrupção para a Administração Pública Brasileira
pdf  

Local

Auditório do Superior Tribunal Militar - Brasília - DF

Período

1 a 5 de setembro de 2014, das 09h às 17h, com duas horas para almoço.

Modalidade

Presencial – Comparecimento Obrigatório

Formato

Palestras de 1h10min - 16 Palestras

Coordenador Científico

Professor Juarez Gomes Nunes Junior

Participantes

  • Juízes-Auditores e Juízes-Auditores Substitutos da Justiça Militar da União
  • Membros do MPM
  • Assessores Jurídicos do STM e do MPM
  • Servidores da JMU e do MPM que se enquadrem no perfil desejável.

Vagas

160 (cento e sessenta), considerando a limitação de espaço do Auditório do STM.

Programação

Veja a Programação do Curso de Direito e Processo Administrativo da JMU (Atualizada em 01/09/2014).

Carga Horária

32 h/a 

Situação Atual

Inscrições de 14 a 26 de agosto de 2014.

Confira aqui a Lista de Inscrições Deferidas (28/08/2014).

Dúvidas ou Sugestões

(61) 3313-9673 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM) promoverá, de 25 a 27 de setembro, o Congresso Jurídico – Leis Penais Extravagantes.

O Congresso Jurídico visa à atualização e o aprimoramento técnico-profissional dos magistrados da JMU, por meio de palestras e painéis de debates envolvendo temas afetos à justiça comum, e especializada, decorrentes da recente modificação legislativa.

Além disso, o congresso proporcionará o intercâmbio de conhecimentos e experiências com a participação dos magistrados membros da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e do TJM/MG e TJM/SP.

Os painéis de debates acontecerão no auditório do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo - TJM/SP, com o encerramento na Auditoria da 2ª Circunscrição Judiciária Militar.

 

Confira aqui o vídeo de encerramento do evento.

Confira a programação do Congresso.

De 26 a 28 de setembro, juízes-auditores e ministros da Justiça Militar da União vão iniciar o Curso de Formação Continuada para Magistrados da JMU . O evento ocorrerá na sede do Superior Tribunal Militar (STM), em Brasília.

Promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum), o curso tem o objetivo de, por meio de ações, levar à ampliação e ao desenvolvimento de competências profissionais e conhecimentos destinados à formação e ao aperfeiçoamento desse público.

A abertura do evento será às 9h do dia 26 de setembro e a palestra que abre o primeiro dia de formação será proferida pelo vice-presidente do STJ e diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Humberto Martins. O tema da exposição é “A formação continuada do magistrado”.  

Os temas jurídicos dominam a programação, que terá ainda palestras de ministros do STJ e do TST, desembargadores, ministros, subprocuradores e professores da área de Direito.

A programação nos três dias de curso no Superior Tribunal Militar ainda prevê palestras que versam sobre assuntos administrativos da JMU, como a que será apresentada pelo ministro e vice-presidente do STM Artur Vidigal: "Facilidades da Ferramenta de Inteligência de Negócios, videoconferência e política de atenção integral à saúde da JMU".

Segundo o ministro do STM José Barroso Filho, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da JMU, a programação buscou trazer temas, para além do que já é normalmente debatido neste Justiça Especializada, a fim de ampliar as áreas de conhecimento.  

Boas práticas

As experiências bem sucedidas terão espaço para serem compartilhadas. O juiz-auditor Celso Celidônio, de Santa Maria (RS) - 3ª Circunscrição Judiciária Militar -, apresentará, na terça-feira (27), o tema “Boas práticas: audiência de custódia – desafios e resultados”.

Antes, no primeiro dia do curso, representantes dos Tribunais Militares de Minas Gerais, São Paulo e do Rio Grande do Sul farão parte do painel “Experiências com o processo judicial eletrônico e processo e julgamento de ações”.

Assuntos relacionados à gestão, à liderança, à priorização do primeiro grau e ao aprimoramento do relacionamento entre Judiciário e imprensa também serão debatidos com os participantes do curso.   

Ambiente virtual será utilizado para formação de magistrados

A Enajum, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação, desenvolveu um Ambiente Virtual de Aprendizagem, que será utilizado pela primeira vez no curso de formação.

A criação do ambiente virtual da Enajum cumpre a Resolução nº 159 do CNJ, que dispõe que, observada a especificidade da ação formativa, deverá ser priorizado o uso da Educação à Distância (EaD) como forma de melhor aplicação de recursos públicos.

O ambiente foi estruturado na plataforma moodle, que é um software livre de apoio à aprendizagem acessível através da Internet. O programa permite a criação de cursos on-line para a educação a distância.

A ferramenta será utilizada como apoio aos magistrados nos cursos presenciais de Formação Continuada (CFCont) e de Formação para Fins de Vitaliciamento (CVit), que também ocorre agora no mês de setembro.


Clique aqui para conferir a Programação do Curso


cartaz cfcontjmu-27set16

Notícias
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar
    ALCIDES ALCARAZ GOMES

    Juíza Federal Substituta da Justiça Militar
    NATASCHA MALDONADO SEVERO

    Horário de funcionamento
    2ª a 5ª - 9h às 18h e 6ª - 8h às 17h


    Endereço
    Rua General Portinho, 426 - Centro
    90010-360 - Porto Alegre - RS

    Telefones
    (51) 3224-1235, (51) 3226-6314, Telefax: (51) 3226-8299