O evento ocorreu no edifício-sede da Justiça Militar da União, em Belém, dia 28 de março. Na cerimônia foram agraciados, no grau distinção do quadro especial, o capitão-tenente Antônio Jailson da Silva e a promotora de Justiça Évelin Stavie dos Santos.

A cerimônia é realizada há 62 anos e comemora o aniversário da Justiça mais antiga do Brasil, que no dia 1º de abril completou 211 anos.

Dentre as autoridades que estiveram presentes à cerimônia estão o comandante Militar do Norte, general Paulo Sérgio; o comandante da 8ª Região Militar, general de Divisão Anísio David; o comandante do 4º Distrito Naval, vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hayman Apolo.

No encerramento da cerimônia, o juiz federal militar José Maurício agradeceu a presença de todos e ressaltou os desafios que a Justiça Militar da União enfrentará com o aumento de suas competências.

Saiba mais - Conforme o regulamento da Ordem do Mérito Judiciário Militar (OMJM), as condecorações são dispostas em quatro graus. O primeiro deles é o Grã-Cruz, no qual podem ser agraciados os mandatários dos Três Poderes, o vice-presidente da República, o ministro da Justiça, os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica , os ministros do STF, procurador-geral da República, o procurador- geral da Justiça Militar, os presidentes dos tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União.

No grau Alta Distinção, as medalhas podem ser entregues a ministros de Estado, governadores, parlamentares do Congresso Nacional, oficiais-generais das Forças Armadas, ministros dos Tribunais Superiores.

No grau Distinção, podem receber a honraria magistrados de primeira instância, membros do MPM, oficiais das Forças Armadas, das polícias militares e dos Corpos de Bombeiros Militares, dentre outros.

Por fim, existe o grau Bons Serviços, no qual são agraciados cidadãos, civis ou militares, brasileiros ou estrangeiros, que tenham prestados bons serviços à JMU.

 

belem1


Notícias
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar
    CELSO CELIDONIO

     

    Horário de funcionamento
    2ª a 6ª das 08h30 às 18h


    Endereço

    Alameda Montevideo, 244, Nossa Sra. das Dores
    97.050-510 - Santa Maria (RS)

     

    Telefones

    (55) 2101-5880 / (55) 2101-5881 / (55) 2101-5885