Em razão de sua aposentadoria, que ocorrerá em 27 de julho, o Colégio Militar de Curitiba (CMC) homenageou o presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Luis Carlos Gomes Mattos, um de seus mais insignes alunos.
À chegada no CMC, o ministro Mattos foi recebido pela guarda do quartel, por uma escolta a cavalo e por uma Guarda de Honra, todas compostas por alunos e alunas, e pelo comandante do Colégio, o coronel de Cavalaria Acélio Ferreira da Silva Júnior.
O ministro Mattos integrou a “Turma Pioneira” do CMC, frequentando aquele estabelecimento de ensino no período compreendido entre 1959 e 1963. Foi, também, o primeiro aluno a alcançar o generalato no Exército Brasileiro.
Prestigiaram o evento o Comandante da 5ª Divisão de Exército (DE), General de Divisão Fábio Benvenutti Castro; o Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª DE, General de Brigada André Luiz Ísola; o Diretor de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), General de Brigada Flavio Alvarenga Filho; e ex-comandantes do CMC.
Em suas palavras voltadas, principalmente para os jovens alunos, o ministro Mattos destacou a grandeza do trabalho dos colégios militares em todo e Brasil e o sentimento de alegria que vivia naquele momento.
A solenidade foi carregada de emoção, pois estavam presentes familiares, amigos e companheiros da “Turma Pioneira” que frequentaram o CMC no mesmo período do homenageado.