Brasília, 22 de setembro de 2009 - O Museu da Justiça Militar da União foi reinaugurado e já está aberto a visitação. O presidente do STM, ministro Carlos Alberto Marques Soares, abriu a cerimônia, ocorrida no dia 17, e, em seguida, concedeu a palavra ao seu vice, ministro Marcos Leal Azevedo, que coordenou o projeto de revitalização.

A reforma, que durou nove meses, foi idealizada em 2007, durante os preparativos das comemorações dos 200 anos da JMU. Nesse ano, a primeira fase do projeto começou a ser planejada, como a mudança da exposição permanente, criação da itinerante e complementação da pesquisa histórica para elaboração da biografia dos ministros da Corte.

“Atualmente, diferente de como estava organizada, a exposição permanente apresenta programação visual, tornando-a atrativa e dinâmica”, disse a diretora da Diretoria de Documentação, Maria das Graças Carvalho. Ela está dividida em ordem cronológica, contendo o Período Colonial, Monárquico e Republicano. “Dessa forma o Museu preserva e organiza a história que marca a Justiça Militar da União”, afirma o ministro Leal.

Os trabalhos ficaram na responsabilidade da Comissão do Bicentenário e da Diretoria de Documentação e Divulgação. O ministro Leal, Maria das Graças Carvalho e Mônica Magalhães formaram a comissão organizadora do projeto. À equipe do Museu, ficou a tarefa de levantar os dados biográficos e históricos da JMU. O grupo que colocou o projeto em prática foi formado por Diva Ferreira, Casandra Lopes, Mônica de Magalhães, Hugo do Vale, João Ribeiro, Wesley Silva, Márcio Araújo, Marconi Rodrigues, Esrom Nunes e equipe de serviços gerais. Participou ainda do projeto a museóloga Célia Corsino.

O Museu - O acervo é constituído por cerca de 400 itens, tais como mobiliário, iconografias, equipamentos de escritório, medalhas e placas, utensílios domésticos, documentos e livros históricos, objetos de arte, bandeiras e material audiovisual. Além de fazer parte do complexo histórico do andar.

Criado em 10 de março de 1993 pela Resolução n°47 aprovada pelo então presidente do Tribunal, ministro Erichsen da Fonseca, o Museu foi instalado no térreo. Já em 1994, o ministro Cherubim Rosa Filho, presidente daquele ano, o transferiu para o 2° andar, com a intenção de integrá-lo ao Plenário e a Galeria de Ministros. A inauguração do Museu da Justiça Militar da União ocorreu no ano seguinte, sob a gestão do ministro Luiz Leal Ferreira.

O Museu da JMU está aberto a visitas diariamente. As visitas para grupos deverão ser agendadas antecipadamente, pois serão monitoradas. Para agendamento, entrar em contato pelo telefone: 33139223.

Visite o Museu da Justiça Militar da União!


Notícias
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar

    CELSO VIEIRA DE SOUZA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar

    ANDRÉ LÁZARO FERREIRA AUGUSTO

     

    Horário de funcionamento
    2ª a 6ª das 12h às 19h

     

    E-mail:

    4cjm-comunicacoes@stm.jus.br

    4cjmadm@stm.jus.br


    Endereço
    Rua Mariano Procópio, 820 - Bairro Mariano Procópio
    36.035-780 - Juiz de Fora - MG

    Telefone
    (32) 3313-5630