O SEI permite que documentos sigilosos sejam editados e assinados por usuários de outras unidades por meio de concessão de credenciais de assinatura. Uma credencial de assinatura é uma permissão dada ao usuário para visualizar, modificar e assinar um documento (para saber mais sobre níveis de restrição de acesso, consulte: Processos com Restrição de Acesso).
Para atribuir uma credencial de assinatura, o usuário gerador de um documento sigiloso deve selecionar a opção na tela do documento.
Deve-se preencher o campo “Conceder Credencial de Assinatura para” com nome de usuário cadastrado no sistema. O SEI abrirá a opção “Conceder”; se o sistema não reconhecer o usuário, não mostrará a opção conceder e a operação não será completada. Ao clicar na opção, é mostrado um quadro com as credenciais de assinatura concedidas.
Na mesma tela é possível conceder credenciais para outros usuários. Por meio da coluna “Ações” do quadro com a lista de credenciais é possível “Cassar a Credencial de Assinatura” (retirar a permissão do usuário):
Um usuário que recebeu uma credencial de assinatura pode visualizar o ícone ao lado do número do processo na tela “Controle de Processos”. Ao selecionar o processo, o sistema abre a janela “Credencial de Acesso” (ao credenciar a assinatura, a credencial de acesso é concedida automaticamente). O usuário deverá preencher o campo “Senha” e o sistema abrirá a tela do processo.
Para assinar o documento, o usuário verificará ao lado do documento a ser assinado, na árvore de documentos, o ícone “Documento com Credencial de Assinatura”. Deve-se clicar no documento com credencial e o documento será assinado normalmente:
1. Não é necessário enviar o processo para a unidade do usuário com credencial para assinatura de documento sigiloso.