Ministro Flávio Bierrenbach dividiu conhecimento adquirido em 45 anos de experiência como aviador e em julgamentos de acidentes aéreos como advogado e ministro do Superior Tribunal Militar.
Ministro aposentado do STM e experiente aviador divide experiências e perspectivas da segurança de voo
A visão de um aviador e juiz sobre a segurança de voo foi o tema da segunda palestra de abertura do curso "O Papel do Poder Judiciário na Segurança de Voo" apresentada pelo ministro aposentado Flávio Bierrenbach.
O ministro dividiu a sua experiência adquirida em 45 anos como aviador e em casos de acidentes aéreos como advogado e, depois, como ministro do Superior Tribunal Militar.
O ministro contou histórias pessoais, como quando decidiu parar de voar após sofrer um acidente aéreo por imprudência.
Bierrenbach também divertiu a plateia afirmando que, apesar de a aviação ser uma atividade científica, ele não conhece nenhum aviador que não tenha uma superstição para se proteger contra acidentes. "Vou contar a minha: nunca deixo que tirem uma fotografia minha antes de decolar, já deixei inclusive de embarcar em um avião por causa disso", contou o palestrante.
O palestrante citou a relação entre o estresse e a segurança de voo, citando o filme "O Voo" de 2013 que fala sobre a dependência de álcool de um piloto comercial.
Durante a conversa, o ministro Bierrenbach falou sobre outros temas como a cobertura da imprensa leiga sobre acidentes aéreos e o enorme número de desinformação gerado por consequência e o terrorismo.
Em breve, a palestra do ministro aposentado Flávio Bierrenbach estará disponível no canal do Superior Tribunal Militar no Youtub