Brasília, 13 de abril de 2012 - Motivação profissional e gestão de mudanças estarão em pauta no Seminário Gestão Estratégica e Liderança, que acontece nos dias 16 e 17 deste mês. O evento é realizado pela Assessoria de Gestão Estratégica (Agest) e pela Diretoria de Pessoal (Dipes) e faz parte do Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL) da JMU.

Uma das novidades será o lançamento de um sistema de transmissão online de todas as palestras. Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin), o recurso permitirá a interação dos servidores, via Intranet, com a formulação de perguntas aos participantes.

Palestrantes

O evento será aberto no dia 16, às 9h,  pelo presidente do STM, ministro Alvaro Luiz Pinto. A primeira palestra do dia será do consultor em Administração de Empresas Marco Aurélio Vianna que falará sobre “O Desafio do Futuro”. O conferencista possui 39 livros publicados e é o atual diretor da Academia Brasileira de Ciência da Administração (ABCA).

O navegador Amyr Klink virá em seguida, falando sobre planejamento, motivação e superação. Na tarde do dia 16, “Paixão por Executar” será o tema da palestra do engenheiro aeronáutico e professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Ozires Silva. A jornada será encerrada pela exposição “Gestão, Liderança e Ética”, do filósofo, mestre e doutor em Educação pela PUC-SP Mario Sergio Cortella.

Segundo o assessor de Gestão Estratégica, Aloysio Pinto, o encontro será uma oportunidade de pôr as pessoas em contato com formas mais modernas de gestão e um primeiro passo para a revisão do atual Planejamento Estratégico. “Queremos fazer isso da forma mais participativa possível, criando um canal aberto com todos. As pessoas têm boas ideias e é a partir delas que iremos definir o futuro do Tribunal.”

Para a diretora da Dipes, Ana Cristina Pimentel, o desenvolvimento da competência gerencial dos gestores do Tribunal deve ser contínua. “A iniciativa é especialmente importante quando estamos envolvidos em processos de mudanças”, afirmou, fazendo referência à reformulação do Planejamento Estratégico.

No segundo dia da conferência, o servidor André Anderson Barbosa, do Tribunal de Contas da União (TCU), falará de sua experiência como coordenador da implantação da Gestão Estratégica no órgão. Os consultores Fernando Franco e Joe Weider  falarão sobre “Planejamento Estratégico com base em Cenários Prospectivos”.

Escritório de Projeto

A criação de escritórios de projetos em órgãos públicos será abordada pelo especialista Vitor  Rascop. Durante seis anos, o profissional atuou no Escritório Corporativo de Projetos do Banco Central do Brasil.  O novo modelo de escritório deverá ser implantado no STM, com o objetivo de dar apoio ao desenvolvimento de projetos estratégicos.

A última palestra ficará a cargo do consultor organizacional e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas Eduardo Carmello, autor dos livros “Resiliência: transformação  como  ferramenta para construir empresas  de  valor”  e “Supere: a arte de lidar com as adversidades”.


Notícias STM