Os 214 anos da Justiça Militar da União, comemorado em 1º de abril, e o Centenário das Circunscrições Judiciárias Militares (CJMs) foram comemorados pela 2ª Auditoria de São Paulo em cerimônia realizada em 5 de maio passado.
Na solenidade, 14 personalidades receberam as medalhas da Ordem do Mérito Judiciário Militar nos graus Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.
A medalha da OMJM é concedida a civis e militares que prestaram relevantes serviços à Justiça Militar da União.
Na ocasião, 18 personalidades foram agraciadas com o medalhão comemorativo dos 100 anos da criação das Circunscrições Judiciárias Militares.
A cerimônia contou com a presença dos ministros do Superior Tribunal Militar e Conselheiros da Ordem do Mérito Judiciário Militar, José Barroso Filho e Celso Luiz Nazareth, e dos juízes federais da Justiça Militar da União, Vera Lúcia da Silva Conceição, Ricardo Vergueiro Figueiredo e Vitor de Luca.
Prestigiaram a solenidade, dentre outras personalidades, o vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar do estado de São Paulo, Paulo Adib Casseb, o comandante do 8º Distrito Naval, vice-almirante Guilherme da Silva Costa, e o juiz federal da 7ª CJM Eduardo Martins Neiva Monteiro, além de outras autoridades.
Homenagens - Outras homenagens foram realizadas na ocasião. O juiz Ricardo Vergueiro Figueiredo homenageou a servidora Lucimara Marcelino, diretora de Secretaria aposentada, que desempenhou suas funções nas Auditorias paulistanas por 39 anos.
O juiz federal aposentado Júlio Cezar da Silva Fagundes também foi homenageado, em agradecimento pelos anos dedicados à magistratura castrense.
No encerramento da solenidade, o juiz federal Vitor De Luca fez um especial agradecimento e entrega de uma placa ao ministro Flávio Flores da Cunha Bierrenbach, pela contribuição que prestou a mais alta Corte Castrense.
O evento contou com a participação de integrantes da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro.