Entre outros benefícios esperados com o programa estão o aumento da eficiência operacional e da celeridade no processo de julgamento; a modernização e maior transparência na prestação jurisdicional; a agilidade nos trâmites judiciais; o aprimoramento da comunicação do STM com as unidades de 1ª instância, com os demais ramos do Poder Judiciário e com o cidadão e as partes envolvidas nos processos; além da otimização dos processos de trabalho e do tempo despendido na execução das tarefas. A intenção é de que o programa disponibilize, ao final, um aplicativo moderno e ágil com interface amigável para os usuários.
A Diretoria de Tecnologia da Informação - DITIN coordenará os trabalhos pertinentes ao programa, que serão exigem técnicas e metodologias específicas para seu desenvolvimento.
Outras iniciativas que visam à melhoria de processos de trabalho e adoção de boas práticas de gestão, incluindo o desenvolvimento ou obtenção de sistemas, entre outros aprimoramentos, fazem parte de ações e projetos estratégicos em gestão no STM.