Brasília, 16 de setembro de 2010 - Ampliação de conhecimentos sobre as atividades desenvolvidas pelo Brasil nas esferas governamentais haitianas e a importância das Forças Armadas na obtenção de um ambiente seguro e estável. Este é o objetivo da viagem da comitiva do Superior Tribunal Militar para o Haiti, que ocorrerá entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro deste ano.

Como preparação para a viagem, foi proferida uma palestra de ambientação no Auditório do Tribunal, na última quarta-feira (15).

Ministrada pelo oficial coordenador da viagem, o chefe da Seção de Logística e Operações de Paz do Estado Maior de Defesa, Capitão de Mar de Guerra, Júlio Cezar Theodoro, a palestra teve a finalidade de levar aos integrantes da comitiva conhecimentos sobre os principais aspectos do Haiti, o contingente brasileiro das forças de paz e as medidas administrativas para a viagem.

Segundo o comandante Júlio Cezar, a viagem vai prover de informações os membros da Justiça Militar a respeito da atuação das Forças Armadas e da importância da presença brasileira no país visitado. "Isto será mostrado tanto pelo comandante do componente militar como pela opinião do primeiro-ministro haitiano, e também pela Corte Suprema de lá, que irá receber a comitiva do STM", explica. Além disso, será mostrado o que está acontecendo no Haiti e de que forma o Tribunal pode ajudar.

O coordenador da viagem, que trabalha na área há cerca de quatro anos e que esteve no país mais de três vezes, conta que o Brasil participa de toda a reconstrução do Haiti. "Não só do componente militar, mas também de manter o ambiente seguro e estável. Não é só uma reconstrução, é uma refundação do Estado", afirma Júlio Cezar, ressaltando a importância da visita do STM. "No futuro, o Tribunal poderá vir a ser o órgão de assessoria da reconstrução do Judiciário militar no Haiti."

O STM será representado pelos ministros, Alvaro, Artur Vidigal e Olympio. Além deste, o Diretor-Geral, Dr. Moisés , o juiz-auditor corregedor Alceu Alves e o Secretário de Segurança, Fernando  Barcellos, também comporão a comitiva.Para que a viagem fosse possível, o Superior Tribunal Militar e o Ministério da Defesa mostraram interesse em formar a comitiva. "O ministro Cerqueira foi o elo entre nós e o STM", conta Júlio Cezar. "Tanto o STM já havia externado um sentimento de que, se tivesse oportunidade, gostaria de ir, como o Ministério da Defesa, que havia pensado em convidar." Após a palestra de ambientação, os integrantes da comitiva se dirigiram à Seção de Serviço Médico (Semed) para tomar as vacinas necessárias para a viagem.


Notícias
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar
    JORGE LUIZ DE OLIVEIRA DA SILVA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    LUCIANO COCA GONÇALVES

    Horário de funcionamento
    2ª a 6ª das 12h às 18h

     

    Endereço
    Rua Terenos, 535 - Bairro Amambaí
    79.008-040 - Campo Grande - MS

    Telefones
    (67) 3212-5949, (67) 3212-5941

    Fax
    (67) 3321-6175