O coordenador executivo da Pesquisa Institucional sobre Condutas Criminosas de Maior Incidência para a JMU (PCCRIM), ministro Fernando Sérgio Galvão, apresentou em Plenário os principais resultados obtidos na 1ª fase da pesquisa e a atual situação dos trabalhos.


Ministro Fernando Galvão apresenta conclusões da 1ª fase do PCCRIM
Nesta fase foram utilizados os dados do Sistema de Acompanhamento Processual da JMU com a análise do período de 2002 a 2012.
O objetivo principal da pesquisa consiste em descrever o comportamento dos tipos penais de maior incidência, de modo a permitir ao STM melhor compreender as
incidências penais e a tipologia desses crimes e, ainda, contribuir na formulação de políticas e ações.
Dentre os diversos resultados apresentados, o relatório desta fase mostra a distribuição
dos tipos penais por período, o total de processos por ano de autuação em cada Auditoria, a distribuição do número de crimes e envolvidos por processo, a distribuição do tempo entre autuação e julgamento de processos na 1ª Instância, o total de crimes por tipo penal segundo a Força Armada, o círculo hierárquico e tipo de Organização Militar. As tendências de acréscimo/decréscimo de ocorrência de crimes no decorrer do tempo, a distribuição espacial dos quatro crimes de maior incidência por unidade da Federação também constam nos relatórios finais da primeira fase.
A Pesquisa Institucional sobre Condutas Criminosas de Maior Incidência para a JMU (PCCRIM) ainda compreende outra fase que consiste na realização de pesquisa junto à primeira instância, por amostragem, com objetivo de coletar dados contidos nos processos referentes aos quatro crimes de maior incidência: deserção, furto, estelionato previdenciário e entorpecentes.
Os questionários eletrônicos, que serão utilizados nesta etapa, estão sendo finalizados. Já foram definidas a estrutura e a especificação de entrada de dados e, atualmente, em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação, será definida a forma mais adequada para disponibilização dos questionários na intranet.

Acesse os documentos na página do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar da União (Cejum), onde há mais informações sobre a Pesquisa.


Notícias
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar
    JORGE LUIZ DE OLIVEIRA DA SILVA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    LUCIANO COCA GONÇALVES

    Horário de funcionamento
    2ª a 6ª das 12h às 18h

     

    Endereço
    Rua Terenos, 535 - Bairro Amambaí
    79.008-040 - Campo Grande - MS

    Telefones
    (67) 3212-5949, (67) 3212-5941

    Fax
    (67) 3321-6175