Servidores aprendem a trabalhar em gestão de projetos

“Para uma boa gestão da Justiça, não é suficiente apenas a definição de metas para todo o Judiciário: é preciso também priorizar ações que viabilizem a concretização dos resultados esperados”, comentou o Diretor de Gestão Estratégica do CNJ, Ivan Bonifácio. No mês de maio, o STM formou mais 22 gerentes de projetos.

Especialistas em gerenciamento de projetos de vários órgãos do Judiciário reuniram-se no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no último dia 13, para discutir o modelo que será utilizado para monitorar projetos de âmbito nacional.

Na próxima etapa do trabalho, esses especialistas encaminharão ao CNJ, até o final de julho, propostas que serão compiladas pelo Conselho.

A ideia é que boas práticas sejam difundidas em todo o Judiciário e, sempre que possível, seus resultados sejam monitorados.

Com a criação do modelo, a partir de 2015, o Judiciário selecionará programas e projetos, aplicáveis a todos os órgãos ou a determinados segmentos de Justiça, e gerenciará as iniciativas para garantir o cumprimento, o alcance e o resultado das chamadas Metas Nacionais.

Leia mais sobre o encontro no CNJ.

Escritório de Projetos do STM

Na Justiça Militar da União, quem auxilia os servidores a trabalharem metas estratégicas para transformá-las em realidade é o Escritório de Projetos (ECP). Segundo o consultor Vitor Rascop, que formou em maio passado a segunda turma de gerente de projetos da JMU, já se percebe um amadurecimento do Escritório de Projetos da STM em pouco menos de um ano de sua criação.

O consultor trabalhou com 22 servidores do STM e das Auditorias de Brasília durante 80 horas de curso, onde eles aprenderam a desenvolver os projetos utilizando a metodologia própria de gerenciamento de projetos.

Na ocasião, cinco projetos estratégicos e um piloto da Primeira Instância, que farão parte do portfólio de projetos da Justiça Militar da União para o ano de 2015, foram apresentados. Os trabalhos foram parte do curso que previu, além da teoria, a utilização dos conhecimentos adquiridos na elaboração dos planos de projetos estratégicos.

Esta é a segunda turma formada em gerenciamento de Projetos. No ano passado, a primeira turma foi formada junto à empresa de consultoria do Instituto Publix, que iniciou uma nova cultura na JMU, com a criação do ECP e o início da gestão por projetos.

Assista à palestra do Consulto Vitor Rascop sobre: "Por que Escritórios de Projetos em órgãos públicos?"


Notícias STM