Comandante do Exército fez a entrega da comenda

O ministro Raymundo Cerqueira recebeu a medalha militar de platina, com passador de platina, por ter completado mais de 50 anos de serviço às Forças Armadas e à nação brasileira. A comenda foi entregue pelo comandante do Exército Brasileiro, general de exército Enzo Martins Peri.

O presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Raymundo Nonato de Cerqueira Filho, foi condecorado no último dia 27 de fevereiro, com a mais alta condecoração por tempo de serviço das Forças Armadas.

Ele recebeu a medalha militar de platina, com passador de platina, por ter completado mais de 50 anos de serviço às Forças Armadas e à nação brasileira. A comenda foi entregue pelo comandante do Exército Brasileiro, general de exército Enzo Martins Peri.

A cerimônia de entrega ocorreu no Quartel-General do Exército, no setor militar urbano, em Brasília, na presença de ministros do STM, de oficiais-generais, de familiares e amigos.

Em suas palavras, o ministro Raymundo Cerqueira comentou que ele é o 35º a ser agraciado com a comenda, desde a sua criação.

Condecoração concedida a militares da ativa

A medalha militar foi criada pelo Decreto n° 4.238, de 15 de Novembro de 1901, e destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças do Exército, da Marinha e da Força Aérea Brasileira, em serviço ativo.

É concedida a militares que completam decênios de bons serviços prestados às forças armadas, após satisfazerem condições tais como ser considerado merecedor por seu comandante, não ter sido punido disciplinarmente por transgressão atentatória à honra pessoal, ao pundonor militar ou ao decoro da classe.

Ela tem diferentes apresentações, variando com o tempo de serviço computável do militar agraciado. As variações são as seguintes:

-Medalha Militar de Platina com passador de platina (tempo computável: 50 anos)

-Medalha Militar de Ouro com passador de platina (tempo computável: 40 anos)

-Medalha Militar de Ouro com passador de ouro (tempo computável: 30 anos)

-Medalha Militar de Prata com passador de prata (tempo computável: 20 anos)

-Medalha Militar de Bronze com passador de bronze (tempo computável: 10 anos)

Veja a cobertura fotográfica do evento


Notícias STM