Ministro Benzi em seu discurso durante a solenidade.

Na tarde desta quarta-feira, o Plenário do STM, em sessão especial, recepcionou o ministro Odilson Benzi. Ele ocupa uma das quatro cadeiras destinadas ao Exército na Corte Superior. O general foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar, no grau Grã-Cruz.

Na tarde desta quarta-feira (27), o Plenário do Superior Tribunal Militar, em sessão especial, recepcionou o ministro general-de-Exército Odilson Sampaio Benzi na Corte. Conduziram o ministro até o plenário os ministros Olympio Pereira da Silva Júnior e José Barroso Filho. A abertura da sessão foi feita pela ministra presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha.

Ao ser recepcionado pela Corte, o ministro Benzi não escondeu a honra que sente por integrar uma Justiça com mais de 200 anos. Em seu discurso, falou da expectativa "de aplicar a justiça com a devida serenidade, advinda da melhor intenção, da isenção não tocada pelo preconceito e pela discriminação" e renovou o juramento "de cumprir com retidão as funções do meu cargo, cumprindo a Constituição e as leis do país".

Finalizou, agradecendo a Deus o momento de "emoção e a expectativa de mais uma missão a cumprir, à qual dedicarei elevada atenção e o melhor de meus esforços".

Falou em nome da Corte o ministro Lúcio Mário de Barros Góes. Amigos de longa data,o ministro Lúcio Góes pode testemunhar a trajetória de "um homem solidário, engajado e inteiramente dedicado à sua profissão e à sua família, à sociedade brasileira e ao Brasil".

O ministro Lúcio fez um discurso no qual falou sobre a trajetória profissional do ministro Benzi, citando os principais caminhos percorridos pelo general. Ao final, disse: "Determinação, coragem física e moral, equilíbrio, humildade, ética, lealdade, firmeza de caráter, dedicação e simplicidade, além dos seus quase 50 anos de experiência na vida castrense qualificam o general Benzi para compor o escabinato, instância máxima da Justiça Militar da União".

Logo após a abertura da cerimônia, o ministro Odilson Benzi foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Judiciário Militar, no grau Grã-Cruz. Esta comenda foi criada em junho de 1957 e destina-se a premiar por meio de concessões de insígnias pessoas e instituições que prestaram reconhecidos serviços à Justiça Militar.

Odilson Benzi tomou posse no dia 17 de julho como ministro do STM. Ele foi nomeado pela presidente da República para ocupar uma das quatro vagas reservadas ao Exército na composição da Corte Superior.

Nascido em Bela vista, Mato Grosso do Sul, o ministro ingressou no Exército em 1966. É formado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras. Foi comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, diretor do Controle de Efetivo e Movimentações e Comandante da 3ª Região Militar e Comandante Militar do Nordeste.

Estiveram presentes na solenidade autoridades do poder Judiciário e do poder Executivo, além de amigos e familiares.


Notícias STM