A cerimônia, que reunirá autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, além de familiares e amigos do general, está prevista para ocorrer às 16h, no Plenário do Tribunal.
O general nasceu em 1947, em União da Vitória, município do Paraná. Ele foi indicado pela presidente da República, Dilma Rousseff, ao cargo de ministro do STM em 26 de julho, tendo passado pela sabatina da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) e pela aprovação do Plenário do Senado, para então ocupar uma das 15 vagas de ministro desta Corte.
Mattos iniciou sua carreira militar no ano de 1964, sendo promovido até chegar a general-de-Exército em 31 de julho de 2008. Desempenhou funções importantes na Força Terrestre, como a chefia do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército e o Comando Militar da Amazônia.
Dentre os cursos que detém em sua formação, destacam-se os de Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN; de Organização e Métodos, realizado na Fundação Getúlio Vargas; de Aperfeiçoamento de Oficiais; de Comando e Estado-Maior do Exército e de Altos Estudos de Política e Estratégia Aeroespacial.
Ao longo de sua trajetória militar, o general-de-Exército recebeu mais de vinte condecorações nacionais e internacionais.
O Superior Tribunal Militar é composto por 15 ministros vitalícios. Entre eles, cinco são civis e dez, militares, sendo três dentre oficiais-generais da Marinha, quatro dentre oficiais-generais do Exército e três dentre oficiais-generais da Aeronáutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira.