O programa, que é considerado referência no país e um caso de sucesso, tem sido cedido, sem custos, a outras instituições públicas do Brasil. O sistema permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para um ambiente virtual.

Uma equipe do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) esteve reunida com  ministros e gestores do Superior Tribunal Militar (STM), no último dia 27 de setembro. O objetivo foi apresentar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), um software criado no próprio TRF para o trâmite da documentação administrativa do órgão.

O programa, que é considerado referência no país e um caso de sucesso, tem sido  cedido, sem custos, a outras instituições públicas do Brasil. O sistema permite transferir toda a gestão de documentos e processos eletrônicos administrativos para um ambiente virtual.

Com a ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição, assinatura, até o armazenamento, é realizada por meio eletrônico. O SEI já é adotado por mais de 20 instituições parceiras, além do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que está implantando o sistema na administração pública federal, nos estados e municípios.

Participaram do evento, o presidente do STM, ministro Raymundo Cerqueira, os ministros Artur Vidigal e Cleonilson Nicácio Silva, e gestores do Tribunal, como diretor-geral, Luciano Teófilo Neto, e o diretor da Tecnologia da Informação, Elifas Chaves Gurgel. O SEI foi apresentado pelo diretor-geral do TRF-4, Luiz Izidoro Zorzo, e pela diretora da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento do Tribunal, Patrícia Valentina Ribeiro.

A direção do STM e os gestores do projeto GEDAI  (Gestão Eletrônica de Documentos, Arquivos e Informações) estão avaliando a possibilidade de adotar a solução tecnológica para o trâmite de documentos administrativos no âmbito da Justiça Militar da União.


Notícias STM