Brasília, 30 de maio de 2012 - O Superior Tribunal Militar (STM) realizou nessa última terça-feira (29), o segundo encontro neste mês de magistrados e servidores da Justiça de países integrantes do Mercosul para participar da 5ª edição do Programa Joaquim Nabuco do Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa vez, os países representados pelos visitantes eram Uruguai e Chile, num total de cinco pessoas.

Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de participar de uma palestra concedida pelo Ministro Cherubim Rosa Filho, que falou sobre a história da Justiça Militar da União. Logo após, foi passado um vídeo institucional que explicava a estrutura e funcionamento do Superior Tribunal Militar desde a sua formação.

Durante a visita, os participantes também puderam assistir a uma sessão de julgamento que estava em andamento no plenário da Corte, encerrando os trabalhos com uma visita ao museu.

Segundo o juiz chileno Raul Antonio Orellana, a experiência está sendo muito boa. “Temos trocado muitas informações. Há muitas diferenças entre as aplicações da justiça e a forma como se desenvolvem. Isso é uma boa experiência para que possamos replicar em nossos países”, afirma.

Programa Joaquim Nabuco do Supremo Tribunal Federal (STF)

O Programa tem o objetivo de tornar conhecido o Poder Judiciário do Brasil, em todas as suas instâncias, aos juízes e servidores visitantes, contribuindo assim para a expansão das bases de cooperação judiciária, para o fortalecimento do Mercosul e para a promoção da segurança jurídica na região, como fator de estabilidade política, econômica e social.


Notícias STM