O Superior Tribunal Militar recebeu a visita de representantes das Justiças do Peru e do Chile que participam da 10ª edição do Programa Joaquim Nabuco. A iniciativa é do Supremo Tribunal Federal para estimular a cooperação no âmbito do Mercosul por meio de um espaço regional de diálogo na área jurídica entre os países do bloco e associados.

Nesta terça-feira (9), o Superior Tribunal Militar recebeu a visita de representantes das Justiças do Peru e do Chile que participam da 10ª edição do Programa Joaquim Nabuco. A iniciativa é do Supremo Tribunal Federal para estimular a cooperação no âmbito do Mercosul por meio de um espaço regional de diálogo na área jurídica entre os países do bloco e associados.

A comitiva foi recebida pelo ministro aposentado Cherubim Rosa Filho que falou sobre a competência e a história da Justiça Militar da União. Em seguida, os representantes visitaram o museu do STM e conheceram o Plenário, onde puderam assistir a uma sessão de julgamento. O vice-presidente do Tribunal Constitucional do Peru, ministro Manuel Jesus Miranda Canales, integrou a comitiva e conversou com a ministra presidente do Superior Tribunal Militar, ministra Maria Elizabeth Rocha, sobre a cooperação internacional entre as Justiças dos países do Mercosul.

"Neste programa nós trocamos experiências sobre as nossas realidades tanto jurídicas como constitucionais, sociais e políticas", comentou o ministro peruano. Segundo a presidente do STM, o Programa Joaquim Nabuco é fundamental para a troca de conhecimentos e intercâmbio de informação e de culturas.

Após tomar posse como presidente do Superior Tribunal Militar, a ministra Maria Elizabeth criou a Assessoria Internacional com a intenção de "promover essa aproximação e essa troca de ideias dentro do direito comparado, a fim que nós possamos discutir com mais acuidade, com mais percepção o direito militar no continente".


Notícias STM