Agentes de segurança do STM

Ao todo, 53 agentes de segurança do Tribunal e das Auditorias de todo os país estão inscritos no programa. O curso tem três fases, sendo duas na modalidade a distância e uma presencial, que será realizada em Brasília.

Cinquenta e três agentes de segurança do Superior Tribunal Militar e das Auditorias de todo o país estão inscritos no Curso de Reciclagem Anual da Justiça Militar da União. O curso está sendo realizado em três fases, sendo duas a distância e uma presencial, que acontece em Brasília.

A coordenadora de Gestão de Pessoas do STM, Mônica de Magalhães Moreira, informou que este é o primeiro curso totalmente feito com instrutoria interna. Ao todo, são seis instrutores: três agentes do STM e três agentes da Justiça Federal do DF.

O servidor Luciano Lopes explica que os agentes de segurança foram capacitados em instrutoria para se tornarem multiplicadores do conhecimento para os demais agentes de segurança do Tribunal.

O curso também traz uma novidade em relação aos demais: mescla educação a distância com presencial. Esse formato, segundo Luciano, é para que no primeiro momento seja feito um diagnóstico; depois, com aulas presenciais, uma análise técnica e, por último, intervenções no local do trabalho de cada um.

Entre as modalidades dos cursos estão: prevenção e combate a incêndios, oficina de elaboração e normas e procedimentos de segurança, primeiros socorros e defesa pessoal e o teste de condicionamento físico, com corrida, flexão de braços, abdominal e flexibilidade.

O secretário de segurança institucional do STM, Fernando Luiz Barcellos, considera o curso muito importante para os agentes de segurança, pois o curso aprimora, capacita, ensina novas técnicas, além de dar enfoque às aulas práticas, como os treinamentos.