Brasília, 14 de junho de 2013 - Depois de quinze anos no cargo, o ministro do STM, Carlos Alberto Marques Soares, se aposenta na próxima segunda-feira, 17 de junho.

Natural do Rio de Janeiro, o ministro iniciou sua vida no mundo jurídico em 1972, quando se formou na Universidade Federal carioca. Ainda como acadêmico de direito, foi aprovado em concurso público para o STM, no cargo de Oficial de Justiça, quando exerceu a função na Auditoria Militar do então estado da Guanabara, hoje estado do  Rio de Janeiro.

Advogado inscrito na Ordem, passou à função de assessor jurídico de ministros do STM  a partir de 1974. Depois de aprovado em concurso público, assumiu, em 1982, as funções de Juiz-Auditor Substituto da Justiça Militar da União.  O exercício do cargo de magistrado começou na 2ª Auditoria da 3ª Circunscrição Judiciária Militar, na  cidade de Bagé, Rio Grande do Sul.

Ele também exerceu a mesma função nos juízos das cidades de Juiz de Fora, Belém, Campos Grande,  Recife e Rio de Janeiro.

Em 1998, o ministro Carlos Alberto Marques Soares foi convocado pelo Pleno do Tribunal para exercer o cargo de Juiz-Auditor Corregedor. Nomeado ministro do Superior Tribunal Militar, por decreto de 25 de maio de 1998, tomou posse em 17 de junho do mesmo ano. Foi eleito vice-presidente para o mandato do biênio 2003/2005 e Presidente, em 11 de fevereiro de 2009, para o biênio 2009/2011.

A sessão solene de despedida vai acontecer no Plenário do Tribunal, às 16h.


Notícias STM