Brasília, 10 de agosto de 2012 - Começa na segunda-feira (13) o 3º Módulo do Planejamento Estratégico da Justiça Militar da União (JMU). O objetivo dessa nova etapa é elaborar as perguntas que farão parte da consulta à sociedade sobre cenários futuros - a chamada pesquisa Delphi - com início marcado para o dia 20 de agosto.

O professor Raul Grumbach apresentará o Método Delphi aplicado aos cenários prospectivos, metodologia desenvolvida por ele e utilizada no Planejamento Estratégico da JMU. Os cenários prospectivos são recursos de auxílio na tomada de decisões, que descrevem concepções de futuros possíveis. Servem para subsidiar a percepção de oportunidades e riscos e a elaboração de iniciativas, programas e projetos do futuro plano estratégico.

Participarão da palestra os ministros do Superior Tribunal Militar, magistrados convidados, chefes de gabinetes e assessores jurídicos, secretários, diretores e assessores da casa, bem como o grupo executivo, formado por servidores que participam do projeto.

Após a apresentação, um brainstorming com os participantes definirá entre 10 e 15 temas relevantes para a JMU que serão discutidos nas mesas temáticas, que iniciam as atividades na parte da tarde. O trabalho dos grupos consistirá na discussão dos temas e elaboração de questões a eles relacionados, visando eventos futuros que podem influenciar os rumos da JMU até 2018, ano em que completa 210 anos. Tais perguntas integrarão a pesquisa Delphi.

O trabalho das mesas temáticas continua na terça-feira (14) durante todo o dia e será concluído na quarta-feira (15), na parte da tarde. No dia 17, a lista de eventos futuros será submetida ao ministro presidente e no dia 20, a consulta será aberta para o público externo.

A pesquisa Delphi consistirá numa lista de perguntas que será apresentada aos participantes por meio de uma plataforma online. Os internautas – jurisdicionados, operadores do direito e sociedade em geral - avaliarão a possibilidade da ocorrência de cada tema nos próximos anos e qual o impacto que terão sobre a JMU.


Notícias STM