A ministra-presidente do Superior Tribunal Militar, Maria Elizabeth Rocha, está entre as seis agraciadas deste ano do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, oferecido pelo Senado Federal para mulheres que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher e questões do gênero. A cerimônia acontece no dia 11 de março, no Plenário da Casa Legislativa, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

O nome da ministra do STM foi aprovado no dia 16 de dezembro, de uma lista de 16 nomes apresentados por entidades da sociedade civil que desenvolvem atividades relacionadas à promoção e valorização da mulher. A escolha foi feita pelo Conselho do Diploma, composto por um representante de cada partido político com assento no Senado Federal.

A homenagem carrega o nome de uma das maiores líderes na luta pelos direitos políticos das mulheres brasileiras: Bertha Maria Júlia Lutz. Dentre suas conquistas, destacam-se o empenho pela aprovação da legislação que concedeu o direito às mulheres de votarem e serem votadas.

A ministra Elizabeth foi a primeira mulher a compor o Plenário do Superior Tribunal Militar em 2007. Em junho de 2014, ela se tornou a primeira mulher a assumir a presidência da Corte Militar em 206 anos de história. Em seu discurso de posse, a presidente afirmou que a ampliação da participação das mulheres nos espaços públicos e privados é condição para o aperfeiçoamento da cidadania. “Sem dúvida, o empoderamento feminino aperfeiçoa a República. Uma democracia sem mulheres é uma democracia incompleta”.

No início do mês, a magistrada recebeu o Prêmio Direitos Humanos 2014 das mãos da ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti. O prêmio foi concedido na categoria LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), devido ao fato de a ministra Maria Elizabeth ter decidido pela inclusão de parceiros homossexuais como dependentes do Plano de Saúde da instituição.

Conheça as demais agraciadas desta 14ª Edição:

1. Cármen Lúcia Antunes Rocha nasceu em Montes Claros – MG, é Ministra do Supremo Tribunal Federal;
2. Clara Maria de Oliveira Araújo, é natural de Teofilândia-BA, é Antropóloga, Socióloga, Professora e Pesquisadora;
3. Creuza Maria Oliveira nasceu em Salvador-BA, é Presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas e militante;
4. Ivanilda Pinheiro Salucci nasceu em Boa Vista-RR, é Educadora Social;
5. Mary Garcia Castro é Professora Universitária, Pesquisadora e Doutora em sociologia.


Notícias STM