Nesta sexta-feira (20), as Auditorias da Justiça Militar da União sediadas em Brasília darão um passo importante na proteção do meio ambiente e da qualidade de vida dos servidores.
Será lançado o projeto de coleta seletiva de resíduos sólidos que busca dar destino adequado aos papeis utilizados na Primeira Instância da JMU na capital. Fazem parte do projeto a 1ª e a 2ª Auditorias e a Auditoria de Correição.

A iniciativa é resultado do curso de gerente de projetos, realizado em 2014, que concretizou um desejo da Comissão de Sustentabilidade da 11ªCJM.

A partir de agora, os papeis utilizados pelos servidores e magistrados serão doados à associação Recicle a Vida, localizada em Ceilândia, cidade do Distrito Federal. Para isso, a 11ªCJM adquiriu lixeiras e contêineres para a coleta dos papeis e assinou convênio com a associação, que foi sorteada em uma cerimônia pública, da qual participaram várias cooperativas. A Recicle a Vida foi habilitada para receber as doações.

Uma parceria também foi estabelecida com a Advocacia-Geral da União, que fica ao lado do prédio das Auditorias, para fazer o transporte do material da JMU até a associação, já que eles produzem um volume maior de papeis e também fazem doações à mesma cooperativa.

Segundo a gerente do projeto, Daniela de Oliveira Alves, a participação dos magistrados e servidores é muito importante para que o projeto seja efetivo, mas a colaboração dos funcionários terceirizados é fundamental para o sucesso da iniciativa. Ela explica que “o sucesso do projeto está nas mãos deles, pois eles farão a separação dos papeis coletados para encaminhar à associação”.
Apesar de o foco da reciclagem ser no reaproveitamento do papel, cartuchos usados também serão doados à Associação Recicle a Vida.

O grupo que elaborou o projeto contou a participação de integrantes das Auditorias e do STM: Daniela Alves (gerente de projeto), Alexandre Mendes (subgerente), Diego Medeiros, Mauricio Régis, Ubirajara Leite e Ana Paula Bomfim. O projeto tem ainda como patrocinadora a diretora do Foro, juíza-auditora Safira Maria de Figueredo. A Comissão Permanente do programa de Coleta Seletiva Solidária e Consumo Sustentável da 11ª CJM e Audcor, coordenada pelo servidor Kleiler Farias, foi uma apoiadora do projeto.

A gerente de projeto ressaltou que o trabalho também foi inovador porque utilizou a mesma metodologia utilizada nos projetos estratégicos da JMU. Daniela ainda ressalta que o projeto pode ser disponibilizado para as Auditorias que se interessarem a implantar a coleta seletiva em suas sedes.

A cerimônia de lançamento do projeto terá início às 15h no auditório das Auditorias da 11ª CJM. Durante a solenidade haverá um palestra ministrada pela gerente de Gestão Ambiental e Diretoria Técnica do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Maria Fernanda Barbosa sobre o tema Coleta Seletiva.

 


Notícias STM