Nos dias 8 e 9 de novembro, a Auditoria de Fortaleza participou das atividades do Programa de Valorização da 1ª Instância. A iniciativa tem como foco a melhoria do clima organizacional e o maior engajamento das equipes.

Cada visita conta com uma programação de dois dias de atividades, em que são realizadas oficinas de construção de ações de capacitação que envolvem a área fim, bem como o trabalho em equipe, a fim de elaborar soluções adequadas à realidade de cada auditoria.

O juiz-auditor da Auditoria de Fortaleza, Celso Souza, acredita que o trabalho facilita a troca de informações e possibilita uma melhor compreensão, por parte dos gestores do STM, dos problemas enfrentados na primeira instância. “Os servidores se sentem mais valorizados e as atividades desenvolvidas tendem a trazer mais motivação para os servidores das auditorias”, avalia. “Penso que a iniciativa das visitas deve ser contínua, e que possa colaborar e ajudar a primeira instância a superar os seus desafios”, afirmou.

Entre as metodologias utilizadas no Programa, destacam-se o Design de Aprendizagem – ferramenta que auxilia a elaboração de conteúdos para a aquisição de habilidades e conhecimentos, levando em conta a perspectiva da organização e do servidor – e o DISC – análise de perfis comportamentais que contribui para o aprimoramento das lideranças e das relações interpessoais.

Histórico do Programa

Até o momento, quinze Auditorias já receberam a visita dos servidores responsáveis pelo Programa de Valorização da 1ª instância. 

O projeto teve início em outubro de 2018, com a realização de atividades na Auditoria de Juiz de Fora (MG). Todas as doze Circunscrições Judiciárias Militares de todo o Brasil receberão a visita da equipe de trabalho do STM, que reúne profissionais da área de gestão de pessoas e de saúde. 

O calendário de visitas será concluído no primeiro semestre de 2019, com as Auditorias de Bagé, Santa Maria e Brasília (11ª CJM e Correição).


Notícias STM