Juiz Alexandre Quintas explica como funciona a JMU

Com o intuito de divulgar a Justiça Militar da União e de fomentar nos estudantes de Direito a curiosidade pelos estudos da área do direito penal militar, as Auditorias da 11ª CJM e de Correição receberam um grupo de quarenta estudantes de duas faculdades de Brasília.

Com o intuito de divulgar a Justiça Militar da União e de fomentar nos estudantes de Direito a curiosidade pelos estudos da área do direito penal militar, as Auditorias da 11ª CJM e de Correição receberam um grupo de 40 estudantes de Direito, sendo vinte do Centro  Universitário de Brasília (UniCEUB) e vinte do Icesp, para uma visita de apresentação.

Os estudantes foram recepcionados por uma equipe da JMU, que os conduziu para a sala de audiências, onde assistiram a uma sessão de instrução de um processo de deserção. O juiz-auditor da 2ª Auditoria, Frederico Magno de Mello Veras, explicou aos estudantes o que é um crime de deserção e um ato interrogatório.

Após a sessão, os estudantes participaram da  palestra de apresentação da JMU feita pelo juiz substituto da 2ª auditoria da 11ª CJM, Alexandre Augusto Quintas. Ele explicou como funciona a  Justiça Militar, a sua composição e como são os julgamentos. Mostrou a diferença entre a Justiça Militar Estadual e a Justiça Militar da União. Ao final, deixou os estudantes bem à vontade para fazerem perguntas e aproveitou para falar sobre a carreira da JMU.

O estudante Gabriel Bandeira, do UniCeub, disse que ficou bem interessado pela Justiça Militar e que “talvez queira seguir profissão nessa área”. Já a aluna do Icesp, Andressa Maria, considerou a visita bem proveitosa pois aprendeu muito sobre  a justiça militar, matéria que não é ensinada na faculdade. Ela disse que já tinha interesse pelo tema e gostou mais ainda depois do encontro. Falou que ficou bem interessada pela carreira e que  pretende aprofundar-se no tema e quem sabe fazer um concurso na área.

O juiz Alexandre Quintas informou que esses encontros estão previstos para ocorrerem de diversas formas. Este ano, já fizeram um para os servidores. Agora, para os estudantes. Em novembro, está previsto um simpósio, tanto para estudantes de Direito quanto para servidores e pessoas interessada pelo tema. O objetivo é explicar o direito militar e aproximar o cidadão dessa justiça especializada.


Notícias STM