Os servidores da Auditoria de Porto Alegre participaram do curso intitulado “Atualização em Língua Portuguesa”, na modalidade instrutoria interna. O curso ocorreu no mês de abril e teve como instrutora a técnica judiciária da própria auditoria, Michelle Kühn Fornari.

Segundo a instrutora, o objetivo do curso é capacitar os servidores para escrita de textos e documentos da rotina de trabalho de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa. Foram enfatizadas, para tanto, as mudanças ocorridas na última reforma ortográfica e as diretrizes do Manual de Redação da Presidência da República.

O feedback dos servidores a respeito do curso foi bastante positivo. Segundo a Diretora de Secretaria Juliane Stival, o fato de se tratar de uma instrutoria interna permite que os temas debatidos sejam mais voltados à realidade da Auditoria, o que reflete diretamente na rotina de trabalho.

A servidora Michelle Fornari é graduada em Letras pela UFRGS (RS) e mestre em Estudos da Linguagem pela mesma instituição. Ela integra o grupo de instrutores internos da Justiça Militar da União, tendo realizado o curso de Formação oferecido pelo STM. Em agosto de 2017, a instrutora ministrou um curso de Língua Portuguesa na 2ª Auditoria da 1ª CJM.

Os quatro módulos do curso reuniram temáticas relacionadas à reforma ortográfica (especialmente uso do hífen e acentuação), redação oficial, pontuação, concordância verbal e nominal, uso do acento grave (crase), regência verbal e nominal e dificuldades ortográficas.


Notícias STM