As ações do STM buscam inserir a Justiça Militar da União na “cultura do compartilhamento”, que está relacionada ao modo como os membros de uma organização compartilham o conhecimento em busca de aprendizado. Disseminação do conhecimento no STM é realizada por meio de serviços de informação, cursos, seminários, congressos, palestras, bem como da divulgação dos resultados dos julgamentos à comunidade jurídica, da publicação da Revista de Doutrina e Jurisprudência do STM, e da disponibilização de ferramentas para pesquisas.
Ações da JMU para a gestão do conhecimento:
Instituição de Grupos de trabalho, comitês, comissões e conselhos: agrupamento de colaboradores com papéis interdependentes que se reúnem para o planejamento, tomada de decisões e realização de tarefas específicas, levando-se em consideração a opinião e experiência dos profissionais designados. Atualmente o Ato Normativo nº 214, de 10 de janeiro de 2017 dispõe sobre os procedimentos de constituição e gestão desses tipos de colaboração.
Projeto Gestão por Processos: busca o melhor alinhamento das ações desenvolvidas pelas Unidades Administrativas, por meio da construção de rotinas baseadas em métodos e processos que otimizem o trabalho do servidor, aumentando a eficiência e reduzindo a carga de trabalho. É, portanto, um trabalho colaborativo que objetiva a padronização de processos e atividades.
Projeto Gestão por competências: busca identificar e aprimorar as competências gerenciais gerais (conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que os gestores devem possuir) para a otimização das atividades administrativas; e identificar o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que o servidor, de modo geral, deve apresentar para executar sua atividade com excelência.
Programa de ambientação da JMU: voltado para os novos servidores, estrutura-se como uma trilha de capacitação, composta por várias ações educacionais que visam apresentar a JMU em sua estrutura e competências, bem como dimensionar os servidores a respeito da importância de suas funções para o desenvolvimento da instituição.
Encontro de supervisores das Auditorias e Foros da JMU: evento organizado com o objetivo de levar informações afetas às rotinas e aos procedimentos administrativos para supervisores e gestores que atuam nas Auditorias e Foros.
Comunidade Virtual do Teletrabalho: tem por objetivos promover a troca de experiências entre servidores que fazem trabalho remoto, bem como disponibilizar informações e orientações para uma melhoria contínua, lembrando que o teletrabalho foi regulamentado recentemente na JMU, por meio da Resolução nº 246, de 20 de setembro de 2017.