Durante a abertura do evento, o ministro-presidente do Superior Tribunal Militar, Alvaro Luiz Pinto, afirmou que o Tribunal inicia um programa essencial e de grande extensão de modernização da Justiça Militar da União. São três grandes projetos estratégicos e prioritários – Processo Judicial Eletrônico, Gestão Documental Administrativa Eletrônica e Projeto de Modelagem e Mapeamento de Processos –, que, segundo o presidente, “visam tornar a JMU uma justiça mais eficiente, mais transparente, célere e moderna”.
Diante de uma plateia formada por diretores, assessores, supervisores e secretários, o ministro-presidente falou sobre a importância de se pensar nas pessoas que fazem a Justiça Militar da União, servidores e magistrados, e não apenas na implantação de ferramentas tecnológicas de última geração. Ele ressaltou que a gestão de processos, uma das componentes da gestão estratégica, busca dar melhor qualidade à execução do trabalho. “E trabalhar melhor, com processos de trabalho mais racionais é, também, qualidade de vida!”, afirmou o ministro.
Em sua fala, a coordenadora do curso, professora Sandra Regina Klosovski, afirmou que um dos objetivos essenciais é fazer com que a organização faça uma gestão de pessoas se preocupando com as competências. “Mexer com processos é trabalhar com pessoas. Não pessoas isoladas, mas em um contexto com todas as nuances sociais, tecnológicas, culturais, políticas e econômicas.”
O curso foi modelado especificamente para o Superior Tribunal Militar e vai fornecer aos gerentes e assessores conhecimentos e ferramentas de natureza técnica instrumental para modelagem e mapeamento de processos, nos diversos níveis institucionais e organizacionais do Tribunal.
O curso terá início no próximo dia 20 de e término, em 30 de novembro, com carga de 264 horas-aulas. As atividades serão presenciais, na sede da FGV, e à distância, no próprio ambiente de trabalho dos alunos.
O projeto tem a coordenação da Assessoria de Gestão Estratégica do STM e o curso é supervisionado pela Diretoria de Pessoal.