O quarto dia do curso foi aberto com a palestra do diretor do Instituto Nacional de Criminalística, Júlio César Kern. Ele apresentou o INC e fez um panorama da perícia criminal feita pela Polícia Federal no Brasil.
Especialista fala sobre trabalho na área de perícia criminal
Diretor do INC/PF, Júlio César Kern Foto: Najara de Araújo
O especialista mostrou o organograma do Departamento de Polícia Federal. O INC, juntamente com as unidades descentralizadas nos estados, faz parte da Diretoria Técnico-Científica, com diversas áreas de perícia especializada. “Apesar de estarmos dentro do organograma da Polícia Federal, temos ampla autonomia. Recebemos demandas do Judiciário e de outros órgãos. Muitos juízes não conhecem todas as áreas em que nós atuamos, então é nosso objetivo apresentá-las a vocês”.

A documentoscopia (análise de documentos) é a área de perícia criminal mais requisitada do INC e das unidades descentralizadas. Outra área bastante requisitada é a de Informática. “Hoje é difícil de se encontrar um crime que não esteja ligado à área da Informática, seja em computadores, telefones”. O palestrante ressaltou também o crime de pornografia infantil na internet, que tem sido alvo de várias operações da Polícia Federal nos últimos anos.

A análise química é outra área de perícia em expansão no INC, com laudos para entorpecentes, agrotóxicos, alteração de combustíveis, tintas, explosivos, cosméticos, solventes.

Outro tipo de perícia bastante em voga é a de contabilidade, que envolve os laudos econômicos, financeiros e contábeis na investigação de crimes contra a Fazenda Nacional ou de evasão de divisas, por exemplo. “Os laudos utilizados no julgamento do Mensalão foram feitos pelo INC ou pelas unidades nos estados. Muitos réus foram condenados com base nesses documentos”, ressaltou o palestrante.

O diretor citou outras áreas da perícia criminal do INC: registros audiovisuais (verificação de edição, identificação de voz de locutor, reconhecimento facial, varreduras eletrônicas); perícia de meio ambiente (como a exploração mineral e madeireira); Engenharia; Odontologia e Medicina Legal; Genética Forense: Balística Forense; e perícias externas, feitas no local onde ocorreram os sinistros, como furto, roubo, incêndio, morte, detonação de bombas e explosivos, além da segurança preventiva.

O diretor do INC ressaltou que nos últimos anos houve aumento no número de perícias feitas e queda no tempo de espera pelo laudo, como consequência da aquisição de novos aparelhos e aumento do número de servidores. “O instituto está muito bem equipado, inclusive nas unidades descentralizadas e estamos à disposição do Poder Judiciário para a realização das perícias necessárias”, concluiu.

Na parte da tarde, os participantes do curso visitarão os laboratórios de perícia criminal do INC.

 


Notícias
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar
    JORGE LUIZ DE OLIVEIRA DA SILVA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    LUCIANO COCA GONÇALVES

    Horário de funcionamento
    2ª a 6ª das 12h às 18h

     

    Endereço
    Rua Terenos, 535 - Bairro Amambaí
    79.008-040 - Campo Grande - MS

    Telefones
    (67) 3212-5949, (67) 3212-5941

    Fax
    (67) 3321-6175