Nova fase do projeto de implantação da Gestão de Pessoas por Competências ouvirá gestores da JMU por meio de questionário eletrônico, entrevistas e grupos focais sobre as competências essenciais para cargos de gestão na JMU. Juízes, diretores de Secretaria e supervisores de Auditorias devem responder o questionário até a próxima sexta-feira.

O projeto de implantação da gestão de pessoas por competências na Justiça Militar da União entra em uma nova fase. Concluída a análise documental, é hora de saber o que pensam os gestores do STM e das Auditorias sobre as competências essenciais para cargos de gestão na JMU. Juízes, diretores de Secretaria e supervisores das Auditorias (1ª instância da JMU) têm até a próxima sexta-feira (18) para responder um formulário eletrônico.

O questionário destina-se a identificar opiniões dos servidores ocupantes de cargo de direção e função gerencial sobre aspectos importantes das atividades exercidas, que servirão de subsídio para descrição das competências gerenciais gerais da JMU. “Não há resposta certa ou errada, o importante é a opinião sobre o tema da pergunta, que será base para as próximas fases de implantação do Projeto de Gestão de Pessoas por Competências”, explica a gerente do projeto, a analista Juliana Lanaro.

Paralelamente, em Brasília, durante o mês de julho e início de agosto, os supervisores participarão de grupos focais para o mapeamento das competências gerenciais gerais. Diretores, secretários e assessores serão entrevistados pela consultora do projeto. Haverá também uma entrevista por amostragem com cinco chefes de gabinete. Os gestores das Auditorias sediadas em Brasília participarão das atividades no STM.

O projeto

O objetivo do projeto é modernizar a gestão de pessoas na JMU, implantando um modelo de capacitação orientado para a mobilização de competências – conhecimentos, habilidades e atitudes – essenciais ao efetivo desempenho dos servidores e garantir que a demanda por capacitação ocorra em sintonia com as reais necessidades da organização.

De acordo com a metodologia escolhida para a implantação do projeto, no primeiro ano, apenas as competências gerenciais gerais (aquelas que todos os gestores, de todas as áreas, devem apresentar) serão mapeadas e, dessa forma, apenas os servidores nos cargos de chefia farão a avaliação por competências. Na segunda fase, as competências técnicas também serão mapeadas e, então, todos os servidores participarão. A implantação da gestão de pessoas por competências é um dos seis projetos pilotos constantes no Plano de Iniciativas Estratégicas Priorizadas  da JMU.

Vinte e cinco servidores de diversas áreas do STM e da primeira instância participam diretamente do projeto de implantação da Gestão de Pessoas por Competências na JMU, por meio de oficinas de capacitação e reuniões de trabalho desde outubro do ano passado. O projeto tem a consultoria da professora da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Sônia Goulart. O ministro José Coêlho Ferreira é o patrono do projeto.

A palestra de apresentação do projeto, feito pela professora Sônia Goulart no STM pode ser assistida na íntegra no víde o ao lado.


Notícias STM