A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha foi convidada pela Pontifícia Universidade Javeriana, em Bogotá (Colômbia), para ministrar um curso sobre a evolução constitucional e o controle de constitucionalidade no Brasil.

O curso foi realizado no Doutorado da Pontifícia Universidade Javeriana, no período de 2 a 4 de setembro. Já no dia 5 de setembro, a ministra proferiu uma conferência sobre “A realidade democrática brasileira”. O tema da palestra enfocou a evolução da democracia brasileira nos últimos anos e as dificuldades encontradas na atualidade.

“A Pontifícia Universidade Javeriana impressiona por sua beleza e infraestrutura”, declarou a ministra Maria Elizabeth, ressaltando a boa recepção que teve tanto no meio acadêmico como nos Tribunais visitados em Bogotá.

Entre os eventos, destacou-se a visita ao Presidente do Conselho de Estado colombiano, Alfonso Vargas Rincón.  Ele foi eleito como conselheiro em 2007, sendo também membro da Comissión de Reforma al Código Contencioso Administrativo e delegado pelo Conselho de Estado junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Segunda a ministra Maria Elizabeth, será assinado um convênio entre a Pontifícia Universidade Javeriana e o Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar da União (CEJUM), para o desenvolvimento de programas acadêmicos de pesquisa, com o doutorado em Ciências Jurídicas da Universidade.


Notícias STM