O Plano de Saúde da JMU (PLAS/JMU) comunica a suspensão temporária dos Editais nºs 03 e 04, de fevereiro de 2014, para novos credenciamentos, no âmbito do Distrito Federal, cujos objetos são as prestações de serviços de assistência odontológica e de serviços de assistência médico-hospitalar aos beneficiários do PLAS/JMU.

A medida valerá para o período de 7 de junho de 2017 a 31 de janeiro de 2018. O PLAS/JMU informa, ainda, que a suspensão não acarretará prejuízo ao interesse administrativo, às propostas já recebidas e em processamento, bem como aos prestadores já credenciados.

A emissão do extrato do PLAS/JMU pelo novo sistema informatizado (Facplan) já está disponível. Para acessar o extrato, o beneficiário deverá acessar a página do PLAS/JMU entrando na INTERNET (www.stm.jus.br). Os extratos disponíveis no novo sistema, são a partir de Setembro de 2016.

Para extratos antes de Setembro de 2016, o acesso é realizado pelo sistema informatizado antigo, como sempre foi feito até então.

Para acessar o extrato pelo novo sistema (FacPlan), ou seja, extratos a partir de Setembro de 2016, o beneficiário deverá, portanto, acessar a página do PLAS/JMU apenas na INTERNET (www.stm.jus.br) – “Serviços” – “Plano de Saúde” (PLAS/JMU) – “Acesso Beneficiário”.

Aparecerá a tela abaixo:

plas image1

Em “ Tipo de acesso”, deixe selecionado “Beneficiário”.

No campo ”Usuário”,  digite o CPF do Beneficiário Titular (sem pontos e traços).

No campo “Senha”, digite o número da carteira (Num Cart) do PLAS/JMU do Titular (não é a Matrícula e, sim, o “Num Cart” que aparece na carteira de beneficiário do Plano, do lado esquerdo; digitar tudo sem pontos e traços, incluindo, também, os zeros contidos à esquerda).

Logo em seguida, aparecerá a tela abaixo:

plas image2

Clicar em “Relatórios” - ”Extrato de Cobrança” e, em seguida, selecionar a “Competência” (mês) desejada. Relembrando que somente estarão disponíveis no novo sistema (FacPlan), por acesso via INTERNET (www.stm.jus.br)  os extratos do mês de Setembro de 2016 em diante.

No campo “Competência”, selecionar “De” e “Até” conforme o desejado e, em seguida, clicar em “Pesquisar”.

Ao final, aparecerão as seguintes informações:

plas image3

Os extratos poderão ser exportados para PDF para serem arquivados ou imprimir.

Atenção: Extratos até Agosto de 2016 somente estarão disponíveis na Intranet e Internet, na tela antiga do PLAS/JMU, ou seja, entrando-se em “Solicitações” – “Serviços” – “Extrato do PLAS”, como sempre foi feito até então.

 

Já está em funcionamento o novo sistema informatizado do PLAS/JMU. O novo sistema irá proporcionar a otimização da comunicação com os beneficiários e com a rede credenciada, além de agilizar o fluxo e os processos de trabalho na Secretaria Executiva do Plano de Saúde (Secex).

O processo de implantação do Sistema Facplan teve início em 2015, sob a liderança das equipes da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditin) e da Secex. A antiga ferramenta estava em funcionamento desde 2000.

Entre as principais inovações, destaca-se a maior agilidade no processo de autorização de procedimentos. A partir da implantação definitiva da nova funcionalidade, que deverá ocorrer ainda este ano, as autorizações serão encaminhadas pelas clínicas credenciadas ao STM, via sistema e sem a necessidade de intervenção do beneficiário.

A consulta à rede credenciada também ganhou cara nova e passou a contar com mais recursos. Além de terem sido adicionados novos campos de pesquisa, o usuário poderá visualizar mapas com as rotas para os endereços desejados. 

Fase de transição

Até o novo sistema estar completamente implantado, os extratos referentes ao período até o mês de julho de 2016 ainda serão acessados pela antiga plataforma. Os extratos do período a partir de agosto deste ano já podem ser consultados pelo novo dispositivo.

Devido ao processo de transição, a Secex alerta que poderão surgir inconsistências na apresentação dos dados, o que deverá ser informado por e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Outra informação importante é que, a partir do novo sistema, o beneficiário com pendências na documentação não conseguirá ser atendido, pois haverá o bloqueio do cadastro de forma automática.

Para evitar esse tipo de problema, o PLAS/JMU solicita aos beneficiários que têm como dependentes filhos ou enteados, com idade entre 21 e 24 anos, que encaminhem à Secex, até o dia 31 de agosto, a prova de frequência da instituição de ensino em que eles estão matriculados.

Já os beneficiários que possuem dependentes na categoria especial deverão enviar a declaração de dependência econômica anualmente. 

O Plano de Saúde da JMU informa que os valores apresentados na prévia do contracheque do mês de junho vieram sem os débitos relativos às indenizações. A folha foi fechada e os relatórios de débitos de faturamento, que alimentam os extratos dos beneficiários não foram gerados.

Esse problema foi detectado e já está sendo solucionado. Os valores descontados nos contracheques estão corretos, no entanto, os beneficiários não estão conseguindo acessar os extratos externos com a discriminação dos gastos.

Para ter acesso ao extrato detalhado referente ao mês de junho, o beneficiário deverá mandar um e-mail com a solicitação para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Por fim, a administração do Plano de Saúde esclarece que as inconsistências ocorreram devido à substituição do atual sistema PLAS/JMU pelo novo sistema Facplan neste mês.

 

Notícias STM