Nos dias 22 e 23 de novembro, a Auditoria de Manaus participou das atividades do Programa de Valorização da 1ª Instância. A iniciativa tem como foco a melhoria do clima organizacional e o maior engajamento das equipes.

Cada visita conta com uma programação de dois dias de atividades, em que são realizadas oficinas de construção de ações de capacitação que envolvem a área fim, bem como o trabalho em equipe, a fim de elaborar soluções adequadas à realidade de cada auditoria.

O servidor Marcelo Estrella foi um dos participantes das dinâmicas e considerou o trabalho muito positivo. Segundo ele, o encontro auxiliou a dinâmica do serviço da auditoria, bem como a discussão sobre o que precisa ser aprimorado e o conhecimento de demandas internas. "A gente percebeu coisas que podem deteriorar nosso trabalho. Vimos alguns gargalos que a gente não observava", afimou. Ele chamou atenção para a importância das relações interpessoais, como o ato de olhar para o outro de forma "desarmada", evitando conflitos e mal entendidos. Destacou também a gentileza e dedicação da equipe de trabalho do STM durante os dois dias.

Entre as metodologias utilizadas no Programa, destacam-se o Design de Aprendizagem – ferramenta que auxilia a elaboração de conteúdos para a aquisição de habilidades e conhecimentos, levando em conta a perspectiva da organização e do servidor – e o DISC – análise de perfis comportamentais que contribui para o aprimoramento das lideranças e das relações interpessoais.

Histórico do Programa

Até o momento, quinze Auditorias já receberam a visita dos servidores responsáveis pelo Programa de Valorização da 1ª instância. 

O projeto teve início em outubro de 2018, com a realização de atividades na Auditoria de Juiz de Fora (MG). Todas as doze Circunscrições Judiciárias Militares de todo o Brasil receberão a visita da equipe de trabalho do STM, que reúne profissionais da área de gestão de pessoas e de saúde. 

O calendário de visitas será concluído no primeiro semestre de 2019, com as Auditorias de Bagé, Santa Maria e Brasília (11ª CJM e Correição).

 

 

 


Notícias STM