6.5 Métodos de Pesquisa
É possível o modo de pesquisa livre ou estruturado.
O sistema realiza busca em processos e documentos (gerados ou importados para o sistema). A pesquisa também retorna o conteúdo de documentos em formato PDF que tenham passado por processo de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR). O Sistema pode buscar palavra ou sentença em documentos restritos. Neste caso, para as unidades em que o processo não tenha tramitado o SEI retornará o processo e informará o documento em que se encontra o objeto da pesquisa, sem, no entanto, mostrar o conteúdo do documento (para saber mais sobre documentos que possam ter o conteúdo pesquisável, consulte: Orientações para Digitalização).
a) Na modalidade de pesquisa livre:
Basta inserir o termo procurado no campo "Pesquisa", ao lado da identificação da unidade, e o sistema buscará todos os documentos e processos que possuem aquele termo:
Se houver um único resultado possível para a pesquisa, o sistema abrirá o processo ou documento procurado (no caso de documentos gerados no sistema e documentos em PDF) ou, no caso de documentos externos em um dos formatos aceitos, o sistema indica o documento pesquisado e abre a opção de download para a máquina do usuário.
Se houver mais de um resultado possível, o sistema abrirá a tela de pesquisa com todos os resultados encontrados. Basta clicar no ícone ao lado da descrição para ter acesso ao processo ou documento:
b) Na modalidade de pesquisa estruturada:
No SEI, deve-se acessar a opção "Pesquisa" no menu principal.
A pesquisa pode ser realizada pela barra:
Utilizando critérios de pesquisa:
Palavras, Siglas, Expressões ou Números: busca ocorrências de uma determinada palavra, sigla, expressão (deve ser informada entre aspas duplas) ou número:
Conector (E): busca por registros que contenham todas as palavras e expressões:
Conector (OU): busca por registros que contenham pelo menos uma das palavras ou expressões:
Conector (NÃO): busca Documentos que contenham a primeira, mas não a segunda palavra ou expressão, isto é, exclui os documentos que contenham a palavra ou expressão seguinte ao conector (NÃO):
Ainda é possível utilizar os campos disponíveis no formulário de pesquisa. O usuário pode optar em pesquisar processos, documentos gerados, documentos externos e ainda determinar um período específico:
Como exemplo, foi preenchido o campo “Especificação/Descrição” com a sentença “Demonstração para treinamento” (especificação do processo nº 19957.000052/2014-19):
O sistema recupera todos os processos não sigilosos que tenham a expressão procurada no campo especificação, inclusive processos de outras unidades (mesmo os processos que nunca tenham passado pela unidade que efetua a pesquisa).
A funcionalidade de pesquisa do SEI pode realizar busca no conteúdo de documentos gerados no sistema, nos documentos externos digitalizados com processamento de OCR, nos documentos externos de texto (planilhas, txt, html, doc, docx, xls, pdf etc.), além da pesquisa em dados cadastrais de processos e documentos.
1. A pesquisa não recupera dados de processos e documentos sigilosos.
2. A pesquisa recupera mesmo os processos concluídos em todas as unidades.
3. As informações no campo “Observações desta unidade” (tela de cadastro do processo) só poderão ser recuperadas pela unidade que as inseriu.
6.6 Medições de Desempenho
A opção “Estatística”, no menu principal, oferece a possibilidade de visualizar Estatísticas da Unidade e de Desempenho de Processos. Os resultados são gerados em tempo real, sempre atualizados, com quadros e gráficos interativos:
Ao se escolher o submenu “Unidade”, será apresentada a tela “Estatísticas da Unidade”, em que o usuário deverá informar o “Período” do qual deseja obter dados estatísticos sobre os processos que tramitaram na unidade:
Uma vez estabelecido o período, o usuário deverá clicar em . O SEI apresentará os seguintes quadros e gráficos:
a) Processos gerados no período (por tipo):
b) Processos com tramitação no período:
c) Processos com andamento fechado (concluído) na unidade ao final do período:
d) Processos com andamento aberto (em trâmite) na unidade ao final do período:
e) Tempo médio de tramitação no período:
f) Documentos gerados no período (por tipo):
g) Documentos gerados no período:
Ao clicar nas quantidades exibidas nas tabelas ou nas colunas dos gráficos, o sistema abre quadros com informações detalhadas sobre o processo, órgão, unidade, tipo, mês e ano.
1. A funcionalidade “Estatísticas da Unidade” considera como documentos gerados no período tanto minutas como documentos assinados.
Ao escolher o submenu “Desempenho de Processos”, será apresentada a tela “Estatísticas de Desempenho de Processos”, em que o usuário deverá informar o “Órgão”, o “Tipo de Processo” e o “Período” do qual pretende obter os dados. Poderão ser contabilizados todos os processos ou somente os concluídos (nesse caso, assinalar a opção ) e clicar no botão
.
Como resultado, será apresentada uma tabela com os tempos médios de trâmite dos tipos de processo no Órgão.
Ao clicar nos tempos ou nas colunas do gráfico, o sistema apresenta quadros com mais informações.
Ao se clicar no valor apresentado na coluna “Tempo Médio”, será apresentado um novo quadro com detalhes de todos os processos contabilizados na média:
Ao se clicar no valor apresentado na coluna “Tempo” de cada processo, será apresentado um novo quadro com tempo de trâmite do processo em cada unidade:
Por fim, clicando-se em “Detalhar por Unidade” acima do quadro que lista os detalhes de todos os processos contabilizados no tempo médio, tem-se o tempo médio de tramitação daquele tipo de processo pelas unidades em que ficou aberto: