A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União – ENAJUM realizará o Webinário “Os Impactos da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021)”, em coparticipação com a Corregedoria do Superior Tribunal Militar - STM, de 15 a 17 de junho de 2021.

O propósito da atividade formativa é possibilitar, por meio de palestras e debates, uma análise da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021 – Lei de Licitações e Contratos Administrativos, fazendo uma abordagem em seu aspecto geral, criminal e os impactos para a Justiça Militar da União – JMU.

A atividade tem como público-alvo: Ministra e Ministros do STM, Magistradas e Magistrados Federais da JMU, Magistradas e Magistrados da Justiça Militar Estadual, Defensoras e Defensores Públicos da União, Promotoras e Promotores do Ministério Público Militar.

Na oportunidade, serão realizadas outras duas atividades formativas complementares, exclusivas às magistradas e magistrados federais da Justiça Militar: o Estudo de Casos, de 7 a 11 de junho, com 15 h/a, e uma Plenária, com 3 h/a, para conclusão da discussão sobre o Tema.

O Coordenador Científico do Curso será o Juiz Federal da Justiça Militar Dr. Arizona D’Ávila Saporitti Araújo Junior e a atividade formativa contará com a participação dos seguintes mediadores: o Servidor do STM Sr. Valdemir Regis Ferreira de Oliveira, a Juíza Federal da Justiça Militar Dra. Suely Pereira Ferreira e o Juiz Federal Substituto da Justiça Militar Dr. Diógenes Moisés Pinheiro.

Tem como palestrantes convidados para o primeiro Painel, o Dr. Valter Schuenquener de Araújo e o Diretor-Geral do STM Gen Div José Carlos Nader Motta; já no segundo dia, Dr. Douglas Fischer e Dr. Bruno Betti; e no terceiro e último dia teremos os Juízes Federais da Justiça Militar Dr. Luciano Coca Gonçalves e Dr. Wendell Petrachim Araujo, que proporcionarão uma imersão no tema “Os impactos da Nova Lei de Licitações na Justiça Militar da União”.

Essa é mais uma atividade com temática de relevante interesse para a Justiça Castrense, oferecida aos magistrados e magistradas federais da nossa Justiça, que visa estimular a reflexão e a aprendizagem colaborativa ou por pares, na busca por soluções por meio da troca e construção de novos conhecimentos. O Webinário será transmitido pela plataforma de streaming Zoom e o convite para participação, bem como o link de acesso à transmissão serão enviados diretamente aos participantes.

Para participar, leia as orientações gerais para a Atividade Formativa e confirme sua inscrição até o dia 08/06/21 pelo link disponibilizado no convite.

Programação do Curso

Orientações Gerais

Certificação

O Curso de Formação para fins de Vitaliciamento (CVIT) é uma das atividades formativas desenvolvida pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), prevista no Projeto Pedagógico da Escola e constante do Programa de Formação Inicial. O Curso é destinado aos Magistrados e às Magistradas Federais recém ingressos(as) na carreira da Justiça Militar da União, durante o período de estágio probatório.

De acordo com a Resolução nº 220, de 3 de dezembro de 2015, compete à ENAJUM promover a formação e o aperfeiçoamento dos magistrados da Justiça Militar da União. E, cumprindo a sua atribuição, a Escola promoverá em 2021, o Curso de Formação para fins de Vitaliciamento Fases I, II e III.

O objetivo geral desse curso é apresentar às magistradas vitaliciandas as peculiaridades do seu jurisdicionado, proporcionando a vivência dos ambientes militares, a fim de incentivar a reflexão sobre o papel do juiz, bem como sobre a importância da gestão de pessoas com base na liderança e motivação.

Enquanto o objetivo específico do CVIT – Fase I é estabelecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências com magistrados vitalícios da JMU, por meio de debates na busca de soluções para os assuntos afetos à justiça castrense, desenvolvendo os conhecimentos, habilidades e atitudes referentes ao desempenho de suas funções.

O CVIT - Fase II, visa aprofundar o conhecimento da atividade judicante das magistradas, no contexto da Justiça Militar da União, tanto no exercício da função jurisdicional, quanto nas atividades administrativas correlatas à administração judiciária.

Já o CVIT – Fase III, visa desenvolver e aprimorar nas magistradas o relacionamento interinstitucional, a liderança situacional, a gestão de pessoas, a conduta ética, a motivação, a comunicação assertiva, a convivência no trabalho em equipe, a solução de conflitos e o gerenciamento de estresse, por meio de atividades práticas nas unidades das Forças Armadas, explorando os valores militares na busca do autoconhecimento e do protagonismo.

As Fases I e II, com carga horária de 35 horas cada, serão realizadas no período de 26 a 30 de abril de 2021, e no período de 24 a 28 de maio de 2021, respectivamente, na Plataforma Zoom e no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem da ENAJUM.

Com a conclusão da programação na modalidade a distância, nas Fases I e II, as magistradas estarão aptas a participar da Fase III, na modalidade presencial, prevista para o período de 16 a 27 de agosto de 2021, no Rio de Janeiro, com carga horária de 60 horas.

As Fases do Curso serão realizadas sob a Coordenação Científica do Dr. Jocleber Rocha Vasconcelos e do Orientador Pedagógico Professor Erisevelton Silva Lima, a fim de tornar o acompanhamento pedagógico mais efetivo.

Enquanto as Fases I e II contarão com a participação de 3 (três) formadores, com título de doutorado, mestrado, especialização ou de notório saber na área de conhecimento a ser ministrado: Dr. Jocleber Rocha Vasconcelos, Dr. Sidnei Carlos Moura e Dr. André Lázaro Ferreira Augusto, Juízes Federais da Justiça Militar, o CVIT – Fase III contará com a participação de instrutores das Unidades Apoiadoras.

A proposta metodológica do curso tem como referência as Diretrizes Pedagógicas da ENAJUM: desenvolvimento de saberes transdisciplinares que permitam o eficiente enfrentamento em juízo dos conflitos inerentes às complexas dinâmicas das relações sociais contemporâneas; a introdução de métodos de ensino que assegurem a participação ativa das magistradas vitaliciandas; a interação e a troca de experiências; a organização do processo de ensino tendo a prática como elemento mediador para a construção do conhecimento; estruturação do conhecimento pedagógico articulado à atuação da magistrada aluna; garantia de protagonismo e uso de metodologias ativas.

Essas metodologias ativas propostas pela ENAJUM têm como objetivo inserir as magistradas alunas no processo de ensino-aprendizagem, de forma que, durante todas as Fases do CVIT ocorra uma interação entre os(as) participantes, evitando que a magistrada aluna limite-se, apenas, a ser uma recebedora de conteúdo. Com essa finalidade e com o uso das metodologias ativas poderão desenvolver o aprendizado, fazendo uso de parâmetros reais ou simulados, construindo assim processos de conhecimento, análise e pesquisa.

O conteúdo programático do Curso foi planejado por áreas temáticas, de forma a serem trabalhadas transdisciplinarmente: Gestão Judiciária, Segurança e Gerenciamento de Riscos e Crises, Atividade Judicante, Deontologia e Ética na Magistratura e Vivências Profissionais, e poderão ser contempladas de forma prática na Fase III, que será desenvolvida na modalidade presencial, cujo objetivo primordial é a participação direta da magistrada aluna nas atividades, de forma que os conteúdos sejam absorvidos por meio da efetiva prática das atividades propostas. Assim, a correlação entre as diversas áreas contribuirá para uma visão mais ampla da realidade e uma aprendizagem significativa.

A proposta desta Atividade Formativa é proporcionar às magistradas, recém-ingressas na Justiça Militar da União, uma aprendizagem imersiva, onde terão a possibilidade de vivenciar a realidade e o direito sob outra perspectiva - do jurisdicionado - fazendo com que o processo seja significativo e contextualizado. 

  

Programação do Curso de Formação para fins de Vitaliciamento - Fase I

  

Programação do Curso de Formação para fins de Vitaliciamento - Fase II

  

Programação do Curso de Formação para fins de Vitaliciamento - Fase III

 

Cumprindo o Programa de Formação e Aperfeiçoamento de 2020 (PROFORMAP) e com o propósito de investir no que há de mais inovador na docência para a educação a distância, a ENAJUM promoverá o Curso FORMAJUM-Tutores no período de 3 a 30 de novembro de 2020.

O Curso será 100% on-line, baseado em metodologias inovativas, interativas e lúdicas, e será ministrado pelo Facilitador Ciro Daniel Souza da Silva, Especialista em Aprendizagem Lúdica e Formador de Educadores Corporativos. A carga horária total será de 48 horas, dividida em 3 módulos, com encontros online (36 horas síncronas) e outras atividades assíncronas (12 horas).

O objetivo do Curso é desenvolver no magistrado aluno a técnica, o talento e a disciplina para planejar e produzir conteúdos e atividades para a educação a distância, considerando o período desafiador que a educação, bem como os formadores se encontram em virtude das incertezas do futuro.

A programação prevê o uso de ferramentas e estratégias de mediação interativa, tais como: Mentimeter, Mindmeister, MIRO, Padlet, Google Docs, Twine, Branchtrack. Além disso, as dinâmicas serão realizadas na plataforma Zoom e no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA da ENAJUM, com atividades práticas em sala de aula virtual, Simulações de Enredo Ramificado e Storytelling.

O Curso é voltado exclusivamente para magistrados federais da justiça militar, sendo concedida a certificação.

  

Confira a programação do FORMAJUM TUTORES

 

A ENAJUM promoverá Webinário com o tema “A Lei Anticrime e a Justiça Militar” e Meetup.

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (ENAJUM), com a Coordenação Científica do Juiz Federal da Justiça Militar Dr. Alexandre Augusto Quintas, realizará de 22 a 24 de setembro de 2020 o Webinário “A Lei Anticrime e a Justiça Militar”, das 19h às 20h30, com exceção do dia 24 de setembro (quinta-feira) que será pela manhã, das 9h às 11h. 

O Webinário é voltado exclusivamente para Magistrados Federais da Justiça Militar, Magistrados Federais e Estaduais de outras justiças, membros do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, sendo concedida certificação.

O diretor da Escola, Min Ten Brig Ar Francisco Joseli Parente Camelo, ressaltou que apesar do momento delicado que vivemos, a ENAJUM buscou uma alternativa para a contínua capacitação dos magistrados. “É o primeiro Webinário da ENAJUM, sendo um Projeto de vanguarda, que certamente oferecerá aos participantes uma reflexão relevante sobre a lei que modificou diversos ordenamentos jurídicos".

Após essa Atividade, no dia 25 de setembro, será realizado o Meetup de a Justiça Militar da União - JMU, somente para os Magistrados Federais da JMU, com o propósito de abordar temas específicos e relevantes à Justiça Especializada.

As atividades formativas ocorrerão pela plataforma de streaming Zoom, e o convite para participação, bem como o link de acesso à transmissão serão enviados diretamente aos participantes.

           Para participar, leia as orientações gerais para a Atividade Formativa e confirme sua inscrição até o dia 16/09/20 pelo link disponibilizado no convite.

  

Confira a Programação do Webinário

 

Orientações Gerais

 

Certificação

Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar da União (Enajum) promove o Seminário “O Brasil em Transformação”.

As palestras serão transmitidas ao vivo pelo canal do STM no Youtube.

O seminário tem o objetivo de proporcionar aos participantes a oportunidade de conhecer, por meio de diversos palestrantes, os trabalhos e as medidas de relevo que estão hoje em andamento no país.

O público-alvo do encontro são magistrados da Justiça Militar da União, da Justiça Militar Estadual, da Justiça Comum e membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e das Forças Armadas, entre outros convidados.

Participarão como palestrantes o ministro do STF Luís Roberto Barroso, o diretor da Enajum, ministro do Superior Tribunal Militar Carlos Augusto de Sousa, o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno Ribeiro Pereira, o professor Rodrigo More e o ministro de Minas e Energia Bento de Albuquerque.

As palestras acontecerão no Auditório do Superior Tribunal Militar, em Brasília-DF.

 

 

Confira aqui a programação do Curso.

 
Notícias
  • Expediente

    Juiz Federal da Justiça Militar
    JORGE LUIZ DE OLIVEIRA DA SILVA

    Juiz Federal Substituto da Justiça Militar
    LUCIANO COCA GONÇALVES

    Horário de funcionamento
    2ª a 6ª das 12h às 18h

     

    Endereço
    Rua Terenos, 535 - Bairro Amambaí
    79.008-040 - Campo Grande - MS

    Telefones
    (67) 3212-5949, (67) 3212-5941

    Fax
    (67) 3321-6175